Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > 2016 > O emprego da metodologia "peer instruction" em uma disciplina de prática de ensino de física na modalidade a distância
Início do conteúdo da página
Publicações

O emprego da metodologia "peer instruction" em uma disciplina de prática de ensino de física na modalidade a distância

Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2016, 08h52 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2017, 10h36 | Acessos: 358

Este trabalho apresenta um relato de experiência que descreve o emprego da metodologia “Peer Instruction” em uma disciplina de Prática de Ensino de Física. Essa disciplina integra a matriz curricular de um curso de Licenciatura em Física a Distância e tem como objetivos compreender e discutir o papel do laboratório de Física na educação básica e planejar, ministrar e avaliar atividades experimentais de Física para o ensino médio. Apresentamos trechos de textos produzidos pelos estudantes que mostram a evolução de seu pensamento a respeito do laboratório de Física na educação básica a partir da interação com os colegas, com a mediação da tutora e fundamentada no referencial teórico em que se apoia a disciplina. Ao final concluímos que a adoção da metodologia “Peer Instruction” em uma disciplina ministrada a distância apresenta resultados positivos e aponta para a viabilidade de se empregar outras metodologias ativas nessa modalidade de educação.

Artigo completo em PDF

 

 

Fim do conteúdo da página