Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > 2016 > Relato de experiência sobre o processo de desenvolvimento de MOOC: uma proposta desafiadora de ensino enfrentada por um professor de anatomia.
Início do conteúdo da página
Publicações

Relato de experiência sobre o processo de desenvolvimento de MOOC: uma proposta desafiadora de ensino enfrentada por um professor de anatomia.

Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2016, 08h52 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2017, 10h36 | Acessos: 585

Este trabalho relata a experiência construída a partir do processo de desenvolvimento de um Curso Massivo Aberto Online (MOOC), na Universidade Federal de Itajubá, por um professor de anatomia formado em ciências biológicas. Busca-se registrar no presente texto, as dificuldades e os desafios encontrados durante o processo de escolha e utilização do software, dos elementos de interação, dos recursos multimídias utilizados na redundância do conteúdo e dos conhecimentos específicos necessários para o desenvolvimento da tecnologia. Nestas condições, identificamos algumas limitações que foram superadas ao longo de um processo de ir e vir, e que acreditamos ser uma fonte importante de referência para a criação de novos MOOCs e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), por professores não especialistas em informática e/ou programadores. Dessa forma, optou-se pela utilização do software Webacappella4 para o processo de desenvolvimento do MOOC e a incorporação dos recursos utilizados como ferramentas de interação e redundância do conteúdo da aula. Portanto, o presente artigo justifica-se pelo fato de apresentar ao leitor, uma proposta alternativa de Ensino a Distância (EaD), com base no desenvolvimento de um MOOC, de forma independente e autônoma, desenvolvido por um professor não especialista em computação. Esta experiência permitiu explorar recursos tecnológicos no processo de desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem baseado na interatividade e na redundância do conteúdo. Para tanto, este artigo está organizado da seguinte forma: na primeira parte são apresentados o problema e o objetivo geral, em seguida delinearemos as contribuições a partir da bibliografia levantada, na terceira parte, descreveremos o aparato de software utilizado na construção do MOOC, e por último, nossas considerações finais.

Artigo completo em PDF

 

 

registrado em: ,
Assunto(s): MOOC , Anatomia , Ensino , Educação , Tecnologia
Fim do conteúdo da página