Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > 2016 > Relato uma experiência de estágio supervisionado na EAD: relações entre a formação inicial e continuada de professores de física
Início do conteúdo da página
Publicações

Relato uma experiência de estágio supervisionado na EAD: relações entre a formação inicial e continuada de professores de física

Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2016, 08h52 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2017, 10h36 | Acessos: 463

O presente relato de experiência busca analisar as contribuições das ferramentas educacionais virtuais para a disciplina de estágio supervisionado em um curso de Licenciatura em Física na modalidade de Educação a Distância. A partir de uma situação de remodelação do formulário dos diários de campo dos estagiários, foi possível indicar melhorias quanto ao detalhamento, coerência e organização das ideias expressas com relação aos anos anteriores. Dois problemas foram solucionados: a padronização e pertinência dos tópicos que deveriam ser abordados e o controle da carga horária a ser cumprida. Deste modo, destacamos que a organização conjunta dos estágios pelos seus elaboradores oportunizou uma melhoria nas análises que os estudantes promoveram de suas próprias experiências de estágio. Observamos também, das transcrições dos relatos, a utilização dos dispositivos móveis que, podem beneficiar ou prejudicar o acompanhamento das atividades escolares. Essencialmente a busca do aprimoramento na utilização das TICs se faz necessário tanto por parte do docente em formação quanto aos formadores, visto que são ferramentas potencialmente auxiliares.

Artigo completo em PDF

 

 

Fim do conteúdo da página