Página inicial > Publicações > 2016 > Relato uma experiência de estágio supervisionado na EAD: relações entre a formação inicial e continuada de professores de física
Publicações

Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2016, 08h52 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2017, 10h36 | Acessos: 463

O presente relato de experiência busca analisar as contribuições das ferramentas educacionais virtuais para a disciplina de estágio supervisionado em um curso de Licenciatura em Física na modalidade de Educação a Distância. A partir de uma situação de remodelação do formulário dos diários de campo dos estagiários, foi possível indicar melhorias quanto ao detalhamento, coerência e organização das ideias expressas com relação aos anos anteriores. Dois problemas foram solucionados: a padronização e pertinência dos tópicos que deveriam ser abordados e o controle da carga horária a ser cumprida. Deste modo, destacamos que a organização conjunta dos estágios pelos seus elaboradores oportunizou uma melhoria nas análises que os estudantes promoveram de suas próprias experiências de estágio. Observamos também, das transcrições dos relatos, a utilização dos dispositivos móveis que, podem beneficiar ou prejudicar o acompanhamento das atividades escolares. Essencialmente a busca do aprimoramento na utilização das TICs se faz necessário tanto por parte do docente em formação quanto aos formadores, visto que são ferramentas potencialmente auxiliares.

Artigo completo em PDF