Página inicial > Publicações > 2016 > Tecnologias emergentes a serviço da aprendizagem: um curso de extensão para professores da educação básica
Publicações

Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2016, 08h52 | Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2017, 09h23 | Acessos: 703

Neste trabalho, relatamos a concepção e análise do curso de extensão “Tecnologias emergentes a serviço da aprendizagem”, oferecido a professores da educação básica com o intuito de aprimorar suas habilidades no uso de tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. O curso teve duração de 80 horas, distribuídas em 8 semanas. As atividades teóricas abordaram aspectos como: o aluno em ambientes virtuais, história da educação e tecnologias, aprendizagem no século XXI, nativos e imigrantes digitais, recursos educacionais abertos e aprendizagem colaborativa. Nas atividades práticas, os professores desenvolveram tarefas como a elaboração de mapas conceituais, discussão em fóruns, atividades wiki e elaboração de sequência didáticas com o uso de recursos educacionais abertos. Ao final, foram realizadas a autoavaliação do aluno e a avaliação do curso. A análise apresentada buscou evidenciar como a concepção do curso almejou articular, de acordo com o modelo TPACK, os conhecimentos tecnológico pedagógico, tecnológico e de conteúdo e pedagógico e de conteúdo, possibilitando aos professores desenvolver e/ou utilizar de forma articulada conhecimentos de natureza conceitual, pedagógica e tecnológica.

Artigo completo em PDF