Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Publicações

Análise da acessibilidade de um ambiente virtual de aprendizagem para potencializar a inclusão de alunos com deficiência visual no ensino superior

Este artigo apresenta resultados iniciais de um projeto que está sendo desenvolvido na UNIFEI. Esse projeto versa sobre a implementação de recursos de acessibilidade no Ambiente Virtual...

Tags: Educação a Distância , Ambiente Virtual de Aprendizagem , Acessibilidade
  • Escrito por Rodrigo Roque
  • publicado
  • 23/09/16
  • 08h52

Aproximações entre o ensino presencial e a distância na formação de professores de física: um caso a respeito do conteúdo de transposição didática em mecânica

Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência de aproximação entre os elementos formativos de uma mesma disciplina em dois cursos de Licenciatura em Física oferecidos por uma...

Tags: Licenciatura em Física , Prática de Ensino , TransposiçãoDidática , Educação à Distância
  • Escrito por Rodrigo Roque
  • publicado
  • 23/09/16
  • 08h52

Autonomia e o uso das tecnologias: um estudo comparativo entre os alunos dos cursos presencial e a distância na licenciatura em física

Este trabalho é parte de uma pesquisa que tem por objetivo conhecer os hábitos de estudo dos alunos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Foram analisados os Fatores Planejamento...

Tags: Hábitos de estudo; educação superior; aprendizagem;autonomia
  • Escrito por Rodrigo Roque
  • publicado
  • 23/09/16
  • 08h52

O designer instrucional e o olhar pedagógico

O designer instrucional tem sido reconhecido como fundamental na elaboração de cursos. Ele é responsável pelas fases que vão desde a análise do problema educacional até o...

Tags: Design Instrucional , Educação a Distancia , Abordagem pedagógica
  • Escrito por Rodrigo Roque
  • publicado
  • 23/09/16
  • 08h52

O emprego da metodologia "peer instruction" em uma disciplina de prática de ensino de física na modalidade a distância

Este trabalho apresenta um relato de experiência que descreve o emprego da metodologia “Peer Instruction” em uma disciplina de Prática de Ensino de Física. Essa disciplina integra a...

Tags: Educação a distância , Instrução pelos colegas , Aprendizagem ativa
  • Escrito por Rodrigo Roque
  • publicado
  • 23/09/16
  • 08h52

Relato de experiência sobre o processo de desenvolvimento de MOOC: uma proposta desafiadora de ensino enfrentada por um professor de anatomia.

Este trabalho relata a experiência construída a partir do processo de desenvolvimento de um Curso Massivo Aberto Online (MOOC), na Universidade Federal de Itajubá, por um professor de...

Tags: MOOC , Anatomia , Ensino , Educação , Tecnologia
  • Escrito por Rodrigo Roque
  • publicado
  • 23/09/16
  • 08h52

Relato uma experiência de estágio supervisionado na EAD: relações entre a formação inicial e continuada de professores de física

O presente relato de experiência busca analisar as contribuições das ferramentas educacionais virtuais para a disciplina de estágio supervisionado em um curso de Licenciatura em Física...

Tags: Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) , Ensinosupervisionado , Formação continuada , Licenciatura em física
  • Escrito por Rodrigo Roque
  • publicado
  • 23/09/16
  • 08h52

Tecnologias emergentes a serviço da aprendizagem: um curso de extensão para professores da educação básica

Neste trabalho, relatamos a concepção e análise do curso de extensão “Tecnologias emergentes a serviço da aprendizagem”, oferecido a professores da educação básica com o intuito...

Tags: Formação de professores , uso das TIC , modelo TPACK
  • Escrito por Rodrigo Roque
  • publicado
  • 23/09/16
  • 08h52
Fim do conteúdo da página