Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Perguntas frequentes
Início do conteúdo da página
Perguntas frequentes
Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2017, 11h31 | Última atualização em Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 10h17

 

 

Sobre o Moodle

O que é Moodle?

O Moodle é uma plataforma de aprendizagem a distância baseada em software livre. É um acrônimo de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Ambiente Modular de Aprendizagem Dinâmica Orientada a Objetos). Ele foi e continua sendo desenvolvido continuamente por uma comunidade de centenas de programadores em todo o mundo, designers, administradores, professores, que também constituem um grupo de suporte aos usuários, acréscimo de novas funcionalidades, etc., sob a filosofia GNU de software livre.

Uma fundação (www.moodle.org) e uma empresa (www.moodle.com) fornecem, respectivamente, o apoio para o desenvolvimento do software e sua tradução para dezenas de idiomas, e apoio profissional à sua instalação.

Esses sitemas são também chamados de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ou de Learning Management System (LMS).

O Moodle pode ser instalado em várias plataformas que consigam executar a linguagem php tais como Unix, Linux, Windows, MAC OS. Como base de dados podem ser utilizados MySQL, PostgreSQL, Oracle, Access, Interbase ou ODBC.

A plataforma vem sendo utilizada não só como ambiente de suporte à Educação a Distância, mas também como apoio a cursos presenciais, formação de grupos de estudo, treinamento de professores.

Veja um vídeo explicativo

Como acesso o Moodle do NEaD?

Acesse o endereço do Moodle no site do NEaD: https://nead.unifei.edu.br/moodle

 

Usuários com vínculo com a Unifei

(Professores, servidores e alunos regularmente matrículados)

  • Nome de usuário: CPF (somente números).
    • (Se for estrangeiro, usar o número do passaporte).
  • Senha: Institucional (mesma senha do SIGAA).

 

Usuários externos, sem vínculo com a Unifei

(É preciso realizar cadastrado no Moodle. Você receberá um e-mail com uma senha provisória. No primeiro acesso será solicitado a mudança da senha).

  • Nome de usuário: CPF (somente números).
  • Senha: senha provisória recebida por e-mail.

Como recuperar senha?

Usuários com vínculo com a Unifei

(Professores, servidores e alunos regularmente matrículados)

Para recuperar ou alterar sua senha, a solicitação deve ser feita exclusivamente no SIGAA.

  

Acesse a sessão de dúvidas sobre o SIGAA clicando aqui e em seguida abra a opção: Esqueci minha senha do SIGAA.

Caso não consiga concluir a operação, você deverá entrar em contato com a Central de Serviços da DTI pelo telefone (35) 3629 1080 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A senha é pessoal e intransferível.

 

Usuários externos, sem vínculo com a Unifei

Para recuperar ou alterar sua senha, no Moodle, acesse a opção Esqueceu o seu usuário ou senha? Preencha seu nome de usuário com seu CPF (somente números) ou seu e-mail.

Se sua conta for encontrada no banco de dados, um e-mail será enviado para seu endereço de e-mail, com as instruções sobre como restabelecer seu acesso.

 

Como alterar o e-mail no Moodle?

Para usuários com vínculo com a Unifei -  professores, servidores e alunos regularmente matrículados

A alteração do e-mail deverá ser feita exclusivamente no SIGAA.

Você deverá acessar com seu USUÁRIO e SENHA. No canto direito, clique em 'ALTERAR SENHA'. 

Na tela seguinte, preencha o campo 'E-mail alternativo' com o novo e-mail que será utilizado no Moodle. Em seguida, clique em 'Alterar Dados'. 

 

Usuários externos, sem vínculo com a Unifei

Para alterar sua senha no Moodle, acesse no canto direito seu Perfil. Clique em 'Modificar Perfil'. 

No campo 'Endereço de E-mail' insira o novo e-mail que será utilizado.

Em seguida, clique em 'Atualizar Perfil'.  

 

Como alterar/corrigir nome e sobrenome no Moodle?

Usuários com vínculo com a Unifei

(Professores, servidores e alunos regularmente matrículados)

Caso deseje alterar/corrigir os campos nome e sobrenome no Moodle, estes dados devem ser alterados unicamente entrando em contato com a Central de Serviços da DTI pelo telefone (35) 3629.1080 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto "Alterar dados no SIGAA(LDAP)".

Informe os seguintes dados para confirmação:

  • Nome completo
  • CPF
  • Data de nascimento
  • Nome da mãe
  • Nome e sobrenome que deseje corrigir

Autoinscrição nas disciplinas do Moodle

Se o curso estiver configurado para a autoinscrição, o aluno receberá um e-mail com a CHAVE DE ACESSO e a explicação de como realizar o procedimento.

Assista o vídeo com o procedimento de autoinscrição de alunos em disciplinas no Moodle.

Há uma tarefa para o professor e outra para o aluno.

  • Papel de professor - configuração do ambiente;
  • Papel de aluno - efetivar autoinscrição.

 

Biblioteca Vitual

Como acessar a biblioteca universitária

A Biblioteca Virtual Universitária (BVU) é uma fonte de pesquisa que pode beneficiar os alunos do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de Itajubá - NEaD Unifei, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem e na obtenção de informações.

O acervo disponibilizado na BVU é o da Biblioteca Mauá, órgão ligado à Reitoria da Unifei, onde livros digitais de alta qualidade podem ser acessados e explorados por todos os alunos interessados e empenhados em aprimorar seu conhecimento.

Há títulos que abordam mais de 40 áreas de conhecimento divididos em Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Educação e Interesses Gerais.

O espaço físico da Biblioteca Mauá está localizado no campus Itajubá da Unifei e estruturado com uma arquitetura moderna, distribuindo espaços amplos e diferentes para os usuários, e com suporte técnico de direção, acervo de periódicos e de livros, laboratório de informática, salão de leitura e espaço para exposições.

Como acessar

Passo 1

  • Solicite o cadastro na Biblioteca Virtual:

    • Pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    • Ou pessoalmente na Secretaria da Biblioteca Mauá

  • Informe o seu Nome Completo, Número de Matrícula e Data de Nascimento

Passo 2

Problemas com o acesso? Entre em contato:

  • Pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Pelo telefone (35) 3629-1124

  • Ou pessoalmente nas Bibliotecas dos Campus Itajubá e Itabira

Endereço:

BIM – Biblioteca Mauá 

Campus Prof. José Rodrigues Seabra

Av. BPS, 1303, bairro Pinheirinho, Itajubá – MG

Cursos do NEaD

Me interessei pelo curso, como fazer cadastro?

Se você se interessa por um dos cursos oferecidos ou em andamento, preencha o formulário abaixo e curta a nossa página no Facebook.

Divulgaremos aqui, no nosso portal, no e-mail registrado no formulário e na página do Facebook, assim que as inscrições para os cursos estiverem abertas.

Faça seu cadastro e receba informações sobre os cursos

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com

Emissão de documentos

Confira AQUI os procedimentos para solicitação de declarações e histórico da UNIFEI para alunos matriculados aos anos anteriores de 2017.

 

Carteira de estudante

A UNIFEI não está confeccionando carteira de estudantes aos alunos de cursos a distância.

Você pode solicitar uma carteirinha da UNE - União Nacional de Estudantes com um Atestado de Matricula atualizado, que pode ser emitido conforme orientações abaixo em Atestado de Matrícula, Declaração de Vínculo e Histórico.

Para solicitar a carteirinha da UNE, acesse o link:

http://duvidas.documentodoestudante.com.br/hc/pt-br/articles/206728706-Como-solicitar-o-Documento-do-Estudante-

ATENÇÃO: a UNIFEI não tem nenhuma relação com o site citado acima.

 

Atestado de Matrícula, Declaração de Vínculo e Histórico

Para emitir seu Atestado de Matrícula, Declaração de Vínculo e Histórico, acessar o SIGAA >> menu Ensino >> em seguida opção desejada.

 

Como solicitar a segunda via do certificado

O aluno deverá preencher e assinar o requerimento disponível em “Requerimento de segunda via de certificado” e enviar o documento digitalizado para a secretaria do seu curso, conforme abaixo:

  • Secretaria do curso de DI –  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Secretaria do curso de GPP – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

  • Secretaria do curso de GEDUC – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

  • Secretaria do curso de TFPS – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 A expedição da segunda via do certificado assim como a sua entrega seguirá o mesmo cronograma de expedição dos demais certificados, sem exceções.

Como solicitar o desligamento do meu curso?

O aluno deverá preencher, assinar e enviar o requerimento disponível em “Requerimento de cancelamento de matrícula” e enviar o documento digitalizado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Atenção: Após a solicitação de cancelamento de matrícula, o aluno somente retornará ao Curso mediante aprovação em um novo processo seletivo.

Não existe a opção trancamento de curso.

Sou aluno da turma anterior, o que devo fazer para concluir o curso com a turma atual?

1- Acessar o portal acadêmico (portalacademico.unifei.edu.br) e verificar qual a situação no curso e quais são as disciplinas pendentes;

2- Acessar o calendário, para verificar as datas dos principais eventos do curso: início de disciplinas, período de matrícula em disciplinas no portal acadêmico e Encontro Presencial Avaliativo;

3- O Calendário da turma atual poderá ser localizado através da página https://nead.unifei.edu.br/artemis. Na opção “Processos Seletivos Encerrados”, o calendário está localizado na 4ª pasta de arquivos do processo seletivo mais recente referente ao curso.

4- Envie um e-mail à secretária do NEaD (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), manifestando seu interesse em concluir o curso e informando: a) Nome completo; b) Número de sua matricula; c) Disciplinas pendentes a serem cursadas; d) Nome do polo onde deseja concluir o seu curso, dentre os disponíveis na oferta atual.

Solicitação de equivalencia de disciplina nos cursos de especialização

1 - Solicitar o seu histórico escolar à Secretaria do NEaD (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para verificação das disciplinas em que foi aprovado para incluí-las no requerimento de solicitação de equivalência. Atentar para o período e ano que as disciplinas foram cursadas e respectiva carga horária.

2 - Preencher e assinar o requerimento disponível em "Solicitação de equivalência de disciplinas", preenchendo completamente a tabela do requerimento. Acrescente linhas à tabela caso seja necessário. 

3 - Digitalizar e encaminhar o requerimento para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o título "Solicitação de equivalência".

Procedimento para solicitação de cursos

Atenção Professores da UNIFEI

Visando otimizar o processo de solicitação de cursos no NEaD, os pedidos devem ser feitos exclusivamente através do Sistema Artemis.

Siga os passos abaixo:

1) Ler a Proposta da Resolução atualmente em discussão. Clique aqui.

2) Efetuar seu cadastro no Artemis e no primeiro acesso preencha pelo menos os dados em "Meu Perfil >> Meu dados pessoais, página 1/12". Ou seja, não é necessário que o professor preencha as demais páginas do sistema.

OBS: Pode parecer, numa primeira análise, que estamos lhe pedindo dados “desnecessários”, no entanto, é importante que fique claro: (a) o sistema Artemis foi criado para um uso mais amplo, que inclui todos os processos seletivos do NEaD-UNIFEI e, por esse motivo, pressupõe a entrada de informações como titulo de eleitor e outros documentos; (b) o cadastro será realizado uma única vez e, a cada semestre, quando você fizer novo pedido de curso/disciplina, deverá seguir apenas os passos seguintes.

3) Em seguida o professor(a) na página principal deve acessar "opções do professor >> Pedido de curso/disciplina" e preencher o formulário.

  opcao professoropcao professor

 Caso o professor(a) não possua a opção "Pedido de curso/disciplina", deve encaminhar um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando:

  • Nome completo

  • CPF

  • Ramal

  • Instituto onde está lotado

Observação: A pessoa que solicita o curso no Artemis, esta será  o coordenador do curso no Moodle.

4) Em seguida anexar junto ao pedido de curso/disciplina no Artemis, o Plano de Ensino da disciplina preenchido.

O prazo para verificação dos dados enviados e aprovação do curso é de 5 dias úteis.

O NEaD-UNIFEI, só hospeda cursos oficiais da instituição.

Como faço para incluir alunos ingressantes em meu curso no Moodle?

Primeiramente é necessário que o aluno faça o seu Autocadastro no SIGAA, acessando o link seguindo as orientações do tutorial

Após esse procedimento do aluno o professor tem duas opções:

1 - Inscrição manual feito pelo próprio Professor

2 - Autoinscrição de alunos em disciplinas no moodle

SIGAA

O que é o SIGAA?

É o Sistema Acadêmico da Unifei onde o aluno realiza as matrículas em disciplinas e consulta suas notas nas disciplinas.

É o ambiente onde são lançadas informações de monografia, status de cursando, formado ou desligadom e de onde são retiradas declarações e históricos. É o sistema onde consta a vida acadêmica do aluno.

Acesse o SIGAA.

SIGAA tela inicial okSIGAA tela inicial ok

Como realizar cadastro no SIGAA?

Depois de acessar o endereço SIGAA,  escolha a opção SIGGA (como na imagem abaixo) e clique em "Cadastre-se"

sigaa cadastro 1sigaa cadastro 1

Preencha o formulário com os mesmos dados informados no processo seletivo.

sigaa cadastro 2sigaa cadastro 2

  1. Matrícula: é o número de matrícula na UNIFEI que está na declaração de matrícula;

  2. Nível: Selecione o nível, lembrando que LatoSensu é a Especialização (Caso seja estrangeiro, marcar a opção ‘A pessoa é estrangeira e não possui CPF’ (os campos CPF e RG serão omitidos) e informar o número do passaporte);

  3. CPF: digite apenas os números;

  4. Nome: digite conforme foi foi informado na inscrição do processo seletivo;

  5. RG:digite conforme foi informado na inscrição do processo seletivo;

  6. Data de nascimento:digite conforme foi informado na inscrição do processo seletivo, formato DD/MM/AAAA;

  7. Email:digite o e-mail informado na inscrição do processo seletivo;

  8. Ano/Semestre Inicial:digite ano e semestre de início do curso;

  9. Login:digite somente os números do seu CPF;

  10. Senha:digite a senha (deverá ter pelo menos 10 dígitos + pelo menos uma letra maiúscula + pelo menos uma letra minúscula + pelo menos um caractere especial);

  11. Confirmar Senha:digite novamente a senha.

Caso não consiga concluir a operação, você deverá entrar em contato com a Central de Serviços da DTI pelo do telefone (35) 3629.1080 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

A senha é pessoal e intransferível.

Esqueci a senha do SIGAA. O que fazer?

Acesse o SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), e na tela inicial acesse o link ‘Esqueceu a Senha? Clique aqui para recuperá-la’.

sigga esqueceu senha1sigga esqueceu senha1

Para recuperar sua senha, preencha os campos. Um e-mail será enviado solicitando a confirmação da recuperação da senha.

Login: CPF (somente números).

E-mail cadastrado no sistema.

Imagem: sequência de números.

sigga esqueceu senha2sigga esqueceu senha2

Um e-mail será enviado solicitando a confirmação da recuperação da senha.  

 

Acesse o e-mail cadastrado e siga as instruções necessárias para alterar sua senha.

sigga esqueceu senha3sigga esqueceu senha3

A nova senha deverá ter pelo menos 10 dígitos + pelo menos uma letra maiúscula + pelo menos uma letra minúscula + pelo menos um caractere especial.

sigga esqueceu senha4sigga esqueceu senha4

 

sigga esqueceu senha5sigga esqueceu senha5

Caso não consiga concluir a operação, você deverá entrar em contato com a Central de Serviços da DTI pelo do telefone (35) 3629.1080 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A senha é pessoal e intransferível.

Como realizo inscrições nos processos seletivos lato sensu?

Acesse a parte pública do sistema "SIGAA >> Pós-Graduação >> Lato Sensu >>Processos Seletivos".

sigaa inscricao fluxosigaa inscricao fluxo

sigaa inscricao 1sigaa inscricao 1

A seguir, atente para as instruções que estão disponíveis na página. Na coluna "Período de Inscrições", somente os processos seletivos marcados na cor verde estão em aberto. Acesse o processo seletivo que deseja realizar sua inscrição.

sigaa inscricao 2sigaa inscricao 2

Os dados do processo seletivo selecionado estão disponibilizados, bem como as informações complementares nos campos "Descrição e Orientações aos Candidatos" e "Orientações aos Inscritos".

Antes de efetuar sua inscrição, acesse e leia atentamente o Edital do Processo e o Manual do Candidato. 

Após a leitura, acesse a opção "Clique AQUI para inscrever-se!"

sigaa inscricao 3sigaa inscricao 3

Informe todos os dados corretamente no Formulário de Inscrição.

Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos de informações incorretas.

 sigaa inscricao 4sigaa inscricao 4

Após conferir os dados preenchidos, clique em "Confirmar inscrição".

sigaa inscricao 5sigaa inscricao 5

Na etapa a seguir, será disponibilizado o seu comprovante de inscrição. Lembre de imprimir ou salvar seu comprovante.

sigaa inscricao 6sigaa inscricao 6

De posse do seu comprovante de inscrição, a última etapa é a geração e o pagamento do boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU). As instruções estão disponíveis no Manual do Candidato.

O pagamento da GRU deve ser feita exclusivamente no Banco do Brasil.

Lembre de acompanhar a confirmação do seu pagamento da GRU aqui no site, atente-se aos prazos.

Como verifico minha inscrições realizadas em Processos Seletivos Lato Sensu?

Acesse a parte pública do sistema "SIGAA >> Pós-Graduação >> Lato Sensu >>Processos Seletivos".

sigaa consulta inscricoessigaa consulta inscricoes

Na tela seguinte informar seu CPF e clicar em buscar.

sigaa consulta inscricoessigaa consulta inscricoes

Se a pessoa é estrangeira, não possuir CPF, marcar a opção "A pessoa é estrangeira e não possui CPF" e informar o número do passaporte conforme foi registrado na inscrição.

sigaa estrangeirosigaa estrangeiro

 No passo seguinte, é possível verificar o status da inscrição, "Visualizar Comprovante" de inscrição ou "Visualizar Questionário" que foi preenchido.

sigga comprovante inscricao questionariosigga comprovante inscricao questionario

Atividades e Encontros Presenciais

Quando ocorrem os Encontros Presenciais Avaliativos?

As datas das atividades presenciais são preestabelecidas em calendário disponível no edital do curso. O aluno deve ficar atento às datas para se programar com antecedência.

O que fazer quando perder um Encontro Presencial Avaliativo?

O aluno que não comparecer ao Encontro Presencial Avaliativo deverá enviar à coordenação do seu curso, um Comprovante de Impedimento (declaração de trabalho ou atestado médico) que justifique a sua ausência. Somente com a justificativa o aluno terá direito a participar de um  Encontro de Reposição.

Como acontecem os Encontros de Reposição?

Para o aluno que justificou sua ausência, há os Encontros Presenciais Avaliativos de Reposição. Eles são realizados na Unifei - Campus de Itajubá, de acordo com o determinado pela coordenação de cada curso.

Quando acontecem os Encontros de Reposição?

O aluno deve verificar com a coordenação do curso essa data. Geralmente o Encontro de Reposição ocorre no prazo de uma semana a 15 dias após ao Encontro Presencial Avaliativo e sempre são realizados em dias de semana.

ATENÇÃO: O aluno que não participar do Encontro de Reposição será reprovado na disciplina.

O que acontece se o aluno não participar do  Encontro Presencial Avaliativo?

Ele será reprovado.

De acordo com a legislação vigente (Artigo 7° do Decreto n° 2494 de 10 de fevereiro de 1998; Parágrafo 2° do inciso II do art. 4° Decreto n° 5622 de 19 de dezembro de 2005) o peso da atividade presencial é maior que o peso das atividades a distância. Ou seja, os resultados dos exames presenciais devem prevalecer sobre os resultados obtidos em avaliações a distância.

Onde posso me hospedar para as aulas presenciais?

Fonte: dados retirados do site da Prefeitura de Itajubá em novembro de 2017: http://www.itajuba.mg.gov.br/cidade/hospedagem.php 

Categoria Turismo

Bahiti Hotel
Rua Dona Maria Carneiro, nº 219, Boa Vista - 3623-5339
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.bahiti.com.br

Hotel Amantikir 
Rua Dona Maria Carneiro, 241 - Boa Vista - 3622-5252
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
http://www.hoteisitajuba.com.br

Hotel Bramig 
Rua Dona Maria Carneiro, 76 / Boa Vista/ 3623-5252
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
http://www.hoteisitajuba.com.br

Hotel Coroados
Rua São Judas Tadeu, 555 – BPS - 3622-1977
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.hotelcoroados.bpstur.com.br

Hotel Embaixador 
Rua Cel. Renó, 247 - Centro - 35 3622-4646
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.hotelembaixador.com.br

Itajubá Flat
Rua Antônio Correa Cardoso, n° 96, Varginha - 3622-2210
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.itajubaflat.com.br

Poeta Flat Hotel
Rua Padre Marçal Ribeiro, 225, Centro - 3622-9598
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
http://www.hotelpoetaflat.com.br

RR Palace Hotel
Rua José Gomes Bustamante, 10 - Morro Chic - 3623-4500
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
http://www.rrpalacehotel.com.br

Categoria Econômico

Hotel A Modelar
Av. Pres Tancredo Almeida Neves, 558 - São Judas Tadeu - 3623-1233/1466/1566
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Hotel Centenário
Rua Coronel Rennó, 117/ Centro/ 3622-1146/3622-1866
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Hotel de Trânsito 4º BEComb
Praça Duque de Caxias, s/n Varginha - 3622-0511 R239

Hotel Oriente
Rua Miguel Braga, 195 - Boa Vista - 3623-5317
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.hoteloriente.com.br

Hotel Senzala
Rua José Verano da Silva, 325 - Cruzeiro - 3621-3267
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.hotelsenzala.com.br

Novo Hotel
Praça Dr. José Braz, 81 - Morro Chic - 3623-5422

Real Hotel
Av. Pres Tancredo Almeida Neves, 479 - São Judas Tadeu - 3623-1422

Se tiver outras dúvidas, entre em contato com nossa equipe pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página