Página inicial > Notícias > NEaD Unifei presente no XI Fórum de Coordenadores UAB

NEaD Unifei presente no XI Fórum de Coordenadores UAB

Publicado: Terça, 18 de Dezembro de 2018, 09h25 | Última atualização em Segunda, 07 de Janeiro de 2019, 08h23

Juliana (NEaD Unifei) juntamente com outros coordenadores UAB de Minas GeraisJuliana (NEaD Unifei) juntamente com outros coordenadores UAB de Minas Gerais

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), representada pela professora e coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na instituição, Juliana Furlani, esteve presente no XI Fórum Ordinário de Coordenadores UAB e I Workshop de Inovação da DED, ocorrido em Brasília nos dias 10 e 11 de dezembro.

Juliana, que integra o Núcleo de Educação a Distância da Unifei (NEaD), relata que nos dois dias de eventos as atividades incluíram palestras e exposições que abordaram temas relacionados à esta modalidade de ensino. “Destaco a apresentação de produtos de soluções tecnológicas como um dos temas bem explorados nesta edição do Fórum. Os projetos apresentados, que foram contemplados no edital 03/2016 de inovação da Capes, mostraram a aplicação prática dos projetos, dentre eles o projeto ELLA – English Learning Laboratory, cujo objetivo é a produção oral em língua inglesa como língua estrangeira no Brasil”, afirmou ela, que também citou o projeto ‘Friga 1.0', desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Marta (UFSM) para apoiar os processos seletivos de bolsistas assistentes à docência para os Polos UAB.

Outros assuntos como 'Formação Docente - Resultados e Perspectivas', 'Recursos Educacionais Abertos' e 'Aprendizagem Ativa e Colaborativa' também estavam na programação das palestras. “A proposta do I Workshop foi excelente ao mostrar os resultados obtidos pelos projetos aprovados para a inovação na educação, em especial, na educação a distância”, afirma Juliana.

O evento teve também apresentações culturais como o Coral TST/Capes.

Regulamentação Processos Seletivos

A coordenadora da UAB/Unifei lembra ainda que o XI Fórum abordou a Portaria nº 249/2018 da Capes que regulamenta o processo seletivo de bolsistas da UAB, publicada dia 12 de novembro. De acordo com a norma, a concessão de bolsas a participantes está classificada em quatro tipos e com duração estipulada. Em resumo:

• Grupo 1, bolsa de coordenadoria geral e coordenadoria adjunta
  • Grupo 2, bolsa de coordenadoria de curso e coordenadoria de tutoria
  • Grupo 3, bolsa de assistência à docência, tutoria, professor formador e conteudista
  • Grupo 4, bolsa de coordenadoria de Polo.

A duração da concessão de cada bolsa será de até 2 anos para os Grupos 1 e 2 e de até 4 anos para os Grupos 3 e 4.

Instituto Sua Ciência

No dia 11 de dezembro, a professora Juliana Furlani aproveitou a oportunidade do evento para fazer a divulgação do ‘Instituto Sua Ciência (ISC)’ para os presentes. O ISC foi lançado oficialmente durante o XXXII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química de Minas Gerais, em Juiz de Fora, em 11 de novembro deste ano.

Tendo como idealizadora a também professora da Unifei, Juliana Fedoce Lopes, o Instituto é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos para buscar alternativas de fomento à pesquisa, aproximando a comunidade acadêmica e sociedade. E tem, dentre os propósitos, obter investimentos financeiro de pessoas físicas e jurídicas que serão convertidos em bolsas de pesquisa. Saiba mais em suaciencia.org.

Durante a divulgação do Instituto Sua CiênciaDurante a divulgação do Instituto Sua Ciência

Sistema UAB

O programa UAB foi criado em 2006 para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país. Atualmente, o sistema conta com 136 Instituições Públicas de Ensino Superior, as quais ofertam 775 cursos superiores em 746 polos ativos em todo o âmbito nacional.

O evento aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembroO evento aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembro