Página inicial > Notícias > NEaD Unifei participa do Encontro de Dirigentes de EaD

NEaD Unifei participa do Encontro de Dirigentes de EaD

Publicado: Terça, 20 de Março de 2018, 09h59 | Última atualização em Quinta, 03 de Maio de 2018, 11h04

Profa. Juliana Furlani (ao centro) representou a Unifei Profa. Juliana Furlani (ao centro) representou a Unifei

Representantes de instituições públicas de ensino superior do Estado de Minas Gerais, em especial os responsáveis pela Educação a Distância, estiveram reunidos no dia 9 de março para um Encontro de Dirigentes. A discussão se pautou nos rumos da educação superior a distância, os investimentos, a qualidade e envolvimento dos profissionais.

O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de Itajubá (NEaD Unifei) esteve representado pela coordenadora geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB Unifei), professora Juliana Furlani. Ela explicou que o Encontro de Dirigentes foi estimulado pela Associação UniRede, que é uma entidade civil sem fins lucrativos, cuja finalidade é promover o desenvolvimento científico e tecnológico da educação a distância.

Sediado no Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais (Caed/UFMG), o evento contou ainda com a presença (física ou virtual) de responsáveis pela educação a distância e de coordenadores da UAB das seguintes instituições: Universidade do Estado de Minas Gerais (Adálcio Carvalho e Juliana Branco), Universidade Federal de Ouro Preto (Adriano Cerqueira e Helton de Paula), Universidade Federal de Lavras (Cleber de Castro), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Crislane de Souza), Universidade Federal de Juiz de Fora (Eliane Borges), Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (Filipe Andrade), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Iracema Vasconcellos), Universidade Federal de Alfenas (Luiz Eduardo da Silva) e Universidade Estadual de Montes Claros (Betânia Araújo). A reunião foi coordenada pela vice-presidente da UniRede, Elisa Tuler de Albergaria (UFSJ), e contou ainda com a participação dos conselheiros da associação, Wagner Corradi (UFMG) e Maria Teresa Freitas (UFU).

De acordo com Wagner, a motivação para essa reorganização é a intenção de aproveitar a estrutura dos campi universitários nos cursos a distância e possibilitar aos alunos da modalidade a desfrutar as mesmas experiências vivenciadas pelos estudantes do presencial, desde o acesso direto às bibliotecas, restaurantes universitários, laboratórios e envolvimento com projetos.