Página inicial > Notícias > Universidade Aberta do Brasil terá novos editais em 2018 e 2019

Universidade Aberta do Brasil terá novos editais em 2018 e 2019

Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 08h49 | Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 08h45

A coordenadora do NEaD Unifei, Juliana Furlani, esteve presente no eventoA coordenadora do NEaD Unifei, Juliana Furlani, esteve presente no evento

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) terá novos editais em 2018 e 2019. A novidade foi anunciada dia 28 de novembro, pelo diretor de Educação a Distância da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos Lenuzza, durante a abertura da 10ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional do Sistema UAB. “Precisamos que a UAB tenha editais anuais, respeitando a questão do orçamento. Há muitos aperfeiçoamentos que devemos pensar para o sistema: melhorar situações de aprendizagem, de acolhimento, a relação ingressantes e formandos, mas o mais importante é deixar sempre o copo cheio. Por isso, haverá editais em 2018 e 2019”, definiu o diretor.

UAB importante na formação de professores

Carlos destacou a integração e centralidade da UAB na política de formação de professores do Ministério da Educação. “O MEC tem desenhado um cenário em que a UAB é peça chave na formação de docentes de todo o Brasil. Nossa primeira ação foi retomar a seleção, que não acontecia há dois anos. Nós queremos a continuidade, fazer com que a UAB volte ao trilho que caracterizou sua origem como forte instrumento de formação inicial e continuada dos nossos educadores”.

O diretor da Capes ressaltou ainda a responsabilidade civil e republicana nesse compromisso de continuidade de um programa de Estado como a UAB. “Dificuldades nós temos, mas maiores dificuldades serão para o Brasil senão contarmos com a Universidade Aberta do Brasil. Todos os coordenadores têm o compromisso de um canal aberto, de diálogo permanente”, concluiu.

Coordenadores da UAB de todo o país ficaram reunidos até o dia 29, em Brasília, debatendo o futuro do sistema. Quando também apresentaram um balanço da atual gestão, eleição para nova presidência do Fórum, palestras sobre Mineração de Dados Educacionais e novidades no Portal eduCAPES.

A coordenadora da UAB do NEaD Unifei, professora Juliana Furlani, participou do evento.

UAB

Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é uma rede formada por instituições públicas que oferece cursos de nível superior por meio de educação a distância. A prioridade é ofertar formação para pessoal atuante na educação básica – professores, gestores e colaboradores, mas existem ofertas de formação para o público em geral. O Sistema UAB é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.

(Com informações CCS/Capes)