Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > NEaD Unifei comemorou 'Dia Nacional da Educação a Distância' com capacitações
Início do conteúdo da página

NEaD Unifei comemorou 'Dia Nacional da Educação a Distância' com capacitações

Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2017, 11h16 | Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 09h54

Abertura da comemoração do Dia Nacional da Educação a Distância com Juliana Furlani, Cláudia da Matta e Cláudio KirnerAbertura da comemoração do Dia Nacional da Educação a Distância com Juliana Furlani, Cláudia da Matta e Cláudio Kirner 

Foram quatro oficinas, uma Mesa Redonda e uma palestra magna ofertados para os convidados e participantes do evento em comemoração ao Dia Nacional da Educação a Distância do NEaD Unifei. As atividades aconteceram no dia 22 de novembro e foram prestigiadas por alunos, professores, tutores e representantes de instituições de ensino da cidade. 

A abertura foi com a Mesa Redonda que debateu a realidade da educação a distância no país, na presença do gestor de ensino superior da EAD Senac/SP, Alcir Vilela; do diretor do CEAD da Universidade Federal de Alfenas e da UAB, Luiz Eduardo Silva e da coordenadora UAB/Unifei e coordenadora adjunta NeaD/Unifei, Juliana Furlani. “Quem atua na EaD trabalha em rede articulada, com abrangência muito grande e com a perspectiva de expansão, afinal, o Senac/SP e qualquer outra instituição que adota essa modalidade de ensino quer levar a educação para locais e pessoas que não são alcançadas presencialmente”, avaliou Alcir, que apresentou números como mais de 10 mil alunos na pós-graduação e cerca de 2000 na graduação, via Senac.

O representante da Unifal declarou-se honrado com o convite e destacou que as realidades são distintas entre a instituição privad e um pública de ensino, “por isso é muito rico o evento do NEaD, que compartilha as experiências”. Ele narrou a história de criação do CEAD/UFLA desde 2006, como as parcerias com a Uninter e Cederj e falou dos esforços para buscar recursos. Finalizou com a seguinte reflexão: “EaD tem um planejamento muito grande, tanto do aluno quanto do professor-tutor. É preciso cuidado e atenção, porque não cabe o improviso como no curso presencial”. 

Registrando ainda a presença de representantes das instituições Unicesumar, Poliedro, Livre Ofício (Uninter/Facinter) e Senac Itajubá, a programação do Dia Nacional da EaD teve oficina de Foto e Vídeo, oficina de Apoio Visual, oficina sobre o uso do celular em sala de aulaalém da apresentação e do primeiro curso de capacitação no formato Mooc ofertado pelo NEaD. “Foi um dia de incentivo e motivação para nossos professores, alunos e participantes entenderem o processo da educação a distância e a importância do uso das tecnologias de informação e comunicação na educação”, avaliou a coordenadora do NEaD Unifei, Cláudia da Matta. 

Ao final do dia, uma palestra com o tema ‘Inovações Tecnológicas Aplicadas à Educação’ foi proferida pelo chefe de gabinete da Reitoria da Unifei e assessor de desenvolvimento educacional o professor Dr. Cláudio Kirner. “É um prazer celebrar esse dia, diante da importância que a EaD tem no cenário da educação nacional e internacional. A EaD está se consolidando e a Unifei está indo nesse caminho, que é sem volta”, opinou o palestrante. 

O evento foi transmitido ao vivo e todas as oficinas estão disponíveis no endereço: https://www.youtube.com/user/Neadunifei

Fotos do evento podem ser conferidas no link https://goo.gl/iptQte. E o agradecimento às empresas que apoiaram: Padaria Morro Chic, Habtati Café, Villa Restaurante e Fapepe. 

O dia 27 de novembro é o dia oficial instituído para o Dia Nacional da Educação a Distância.

Convidados participaram da Mesa RedondaConvidados participaram da Mesa Redonda

Alcir Vilela (Senac/SP), Juliana Furlani (NEaD Unifei), Luiz Eduardo (Cead Unifal) e Cláudia da Matta (NEaD Unifei)Alcir Vilela (Senac/SP), Juliana Furlani (NEaD Unifei), Luiz Eduardo (Cead Unifal) e Cláudia da Matta (NEaD Unifei)

Foram realizadas oficinas e mini-cursosForam realizadas oficinas e mini-cursos 

Pausa para o coffe breackPausa para o coffe breack

Palestra de encerramento com professor Cláudio KirnerPalestra de encerramento com professor Cláudio Kirner

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página