Página inicial > Notícias > Site do NEaD com recursos de acessibilidade para pessoas com Deficiência Visual

Site do NEaD com recursos de acessibilidade para pessoas com Deficiência Visual

Publicado: Quarta, 13 de Maio de 2015, 12h57 | Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2017, 11h27

Acessibilidade Site NEADAcessibilidade Site NEADAcessibilidade é um tema importante a ser abordado no mundo contemporâneo. A palavra ‘acessibilidade’ geralmente é entendida como um assunto relacionado apenas a pessoas com deficiência, porém ela também pode ser fundamental para pessoas que estão com dificuldades temporárias ou com mobilidade reduzida.

No contexto digital, a acessibilidade web se caracteriza pela prática inclusiva de construir websites acessíveis as pessoas com ou sem deficiência, possibilitando assim, que todos tenham acesso à informação ou funcionalidade do site. No entanto, a ausência de acessibilidade na web, pode configurar-se como um obstáculo na inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, uma vez que as informações dos cursos estão disponíveis sempre nos sites institucionais. Logo, se o mesmo não for acessível, a pessoa com deficiência não terá condições de obter tais informações.

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) possui diversos alunos com deficiência matriculados nos cursos ofertados na modalidade de Educação a Distância (EaD). Então, com o objetivo de contribuir com a inclusão educacional, digital e social desses e de novos alunos com deficiência, a Equipe Multidisciplinar do NEaD em parceria com o grupo de pesquisa “Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI)” e com o apoio da Proex desenvolveu para o NEaD um site totalmente acessível a pessoas com Deficiência Visual (DV). Desse modo, o aluno com Deficiência Visual, ao acessar o site do NEaD, tem agora a opção de navegar pelo teclado, utilizar as teclas de atalho ou se tiver Baixa Visão utilizar a opção de alto contraste.

Acessibilidade do Site do NEAD CebeçalhoAcessibilidade do Site do NEAD CebeçalhoA implementação dos recursos de acessibilidade se deu por meio do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) Joomla. Esse CMS possui código aberto (open source) e licença GNU/GPL, o que permite efetuar alterações diretas no código fonte do site. Já o template (modelo ou padrão), utilizado para o desenvolvimento do novo site do NEaD, é o Portal Padrão do Governo Federal. Este modelo foi escolhido por obedecer às normas definidas pelo governo federal de layout, arquitetura da informação e serviços. Além disso, é importante destacar que este modelo já foi adotado por diversos portais federais entre eles, o Ministério da Educação (MEC), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Ministério do Esporte, entre outros. A escolha por esse template poderá facilitar a navegação dos usuários que já acessam esses portais, uma vez que há uma semelhança significativa entre a arquitetura desses sites.

A partir da implementação desses recursos, a equipe do NEaD almeja que os alunos com ou sem deficiência da UNIFEI naveguem pelo site com maior autonomia, assim como obtenham informações sobre todas as ações que estão realizadas em nossa instituição.

Desenvolvedor:

Wu Liang Kuan - aluno do curso de Engenharia de Computação da UNIFEI e integrante do “Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI)”

Web Designer: Lúcia Carvalho Moreira Dias - Membro da Equipe Multidisciplinar

Apoio Técnico:

Robson Fernando Pereira da Silva e Cláudio Sá -- Analistas de Tecnologia da Informação do NEaD e membros da Equipe Multidisciplinar

Teste de Acessibilidade:

Davi Braga Cruz - aluno do curso de Sistema da Informação da UNIFEI e integrante do “Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI)”.

Orientação Pedagógica sobre os elementos de Acessibilidade:

Profa. Paloma Alinne A.Rodrigues – Coordenadora da equipe Multidisciplinar do NEaD e do grupo de pesquisa “Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI)”.