Página inicial > Notícias > MoodleMoot Brasil e JOVAED - edições 2015

MoodleMoot Brasil e JOVAED - edições 2015

Publicado: Segunda, 18 de Maio de 2015, 08h50 | Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2017, 11h27

Membro da equipe multidisciplinar do NEaD, o Analista de Tecnologia da Informação, Robson FernandoMembro da equipe multidisciplinar do NEaD, o Analista de Tecnologia da Informação, Robson FernandoMembro da equipe multidisciplinar do NEaD, o Analista de Tecnologia da Informação, Robson Fernando participa do evento MoodleMoot Brasil 2015 realizado na Universidade Mackenzie em São Paulo nos dias 29 e 30 de Abril.

Moodle Moot Brasil 2015Moodle Moot Brasil 2015O MoodleMoot é uma conferência realizada em vários países do mundo, dedicada aos usuários, desenvolvedores e administradores do Ambiente Virtual de Aprendizagem, chamado Moodle.

Moodle é um dos ambientes virtuais de aprendizagem de maior aceitação mundial. Sua simplicidade de uso, sua grande flexibilidade operacional e de configuração, além de sua capacidade de apresentação em um ambiente construtivista o consagraram em mais de 220 países em todo o mundo, sendo o Brasil o terceiro país em registros de utilização. (fonte: https://moodle.net/stats/)

Desde o fim do ano passado, o Moodle é o Ambiente Virtual de Aprendizagem oficial do NEaD/UNIFEI.

Confira mais informações no site oficial do evento: http://www.moodlebrasil.org/

Jovaed - Jornada Virtual ABED de EADJovaed - Jornada Virtual ABED de EADOutro evento que contou com a participação da equipe multidisciplinar do NEaD através da designer instrucional Luciana Mendonça Rodrigues foi a JOVAED, Jornada Virtual ABED de Educação a Distância, que ocorreu entre 27 de Abril a 10 de Maio de 2015.

A JOVAED é um evento online, aberto e gratuito organizado pela ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. Seu tema neste ano foi a “Inovação em Educação a Distância”. A Jornada envolveu diversas atividades síncronas e assíncronas em múltiplas plataformas, como: ambientes virtuais de aprendizagem, redes sociais, blogs e microblogs, dispositivos móveis e webconferências, dentre outras. As atividades foram coordenadas por diversos profissionais que se destacam na prática e reflexão sobre EaD, no Brasil e no exterior.

Segundo Luciana Mendonça, o evento contou com quarenta atividades, que abordaram questões relacionadas às novas ferramentas utilizadas em EaD e pedagogias emergentes.“Entre as atividades do evento, escolhi participar do grupo de Acessibilidade na EaD: Planejamento, Produção e Implementação de Cursos no facebook, coordenado pela professora Cícera Malheiro da UNESP. O grupo promoveu discussões e realizou exercícios práticos acerca do desenvolvimento de práticas do design educacional acessível, como roteiros para vídeos que incluem recursos de acessibilidade, além de orientações que devem ser consideradas para a implementação de ferramentas no Moodle. A escolha por esta atividade justifica-se pelo estudo que a equipe multidisciplinar do NEAD Unifei tem feito sobre o desenvolvimento de cursos acessíveis junto ao Núcleo de Estudos em Formação docente, Tecnologias e Inclusão” relata a designer instrucional Luciana.