Página inicial > Notícias > Encontro Presencial com os integrantes do CAIDI para auxiliá-los a explorar o Moodle Acessível

Publicado: Quarta, 27 de Maio de 2015, 14h17 | Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2017, 11h27

26 05 CAIDI 426 05 CAIDI 4A equipe Multidisciplinar do Núcleo de Educação a Distância em parceria do grupo des pesquisa Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI), ambos coordenados pela Profa. Paloma Rodrigues, e com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UNIFEI estão desenvolvendo o projeto "A implementação de recursos de acessibilidade na plataforma Moodle para potencializar a inclusão educacional, social e digital de alunos com Deficiência Visual (DV) nos cursos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)".

O objetivo desse projeto é implementar recursos de acessibilidade, para pessoas cegas e com Deficiência Visual, ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle.

O Moodle é uma plataforma digital utilizada pela UNIFEI para ofertar cursos na modalidade de Educação a Distância. No entanto, o AVA Moodle utilizado não contemplava os alunos com cegueira ou baixa visão. Todavia, atualmente a UNIFEI possui três alunos com DVs incluídos nessa modalidade de ensino. Diante disso, tem-se a necessidade e o dever de garantir a esses e a outros alunos DVs o acesso e a permanência aos conteúdos dos cursos ofertados.

Desse modo, durante o ano de 2014 o aluno Lucas Vilela Silva - aluno do curso de Engenharia de Computação da UNIFEI e integrante do grupo de pesquisa NEFTI implementou os seguintes recursos de acessibilidade ao AVA Moodle da UNIFEI:  a opção de navegação pelo teclado, o uso de teclas de atalho e recursos de alto contraste.

Todas essas implementações foram testadas, por meio do leitor de tela NVDA, pelo aluno Davi Braga Cruz - aluno do curso de Sistema da Informação da UNIFEI e integrante do grupo de pesquisa NEFTI.

Os resultados, até então, foram satisfatórios. No entanto, com o objetivo de verificar a necessidade de novas alterações, está sendo ofertado ao Centro de Apoio e Integração do Deficiente de Itajubá (CAIDI) um curso na modalidade de Educação a Distância por meio desse AVA Moodle. Desse modo, os integrantes do CAIDI estão analisando se as implementações realizadas são realmente eficientes ou se necessitam de ajustes. Cabe, ainda, salientar, que o curso ofertado ao CAIDI tem ainda, como objetivo contribuir com a formação dos participantes. Para tanto, optou-se por ofertar um curso sobre introdução à Administração para contribuir com a formação deles no que tange ao mercado de trabalho.

O Conteúdo do curso foi elaborado pela Profª.Paloma Rodrigues em parceria com dois alunos do curso de Administração da UNIFEI, sendo eles, o alunos e pessoa com DV Lucas Gomes e a Nathália Alves.

No dia  26/05 foi realizado um Encontro Presencial entre os integrantes do CAIDI e a equipe de Formação do curso nas dependências da UNIFEI para orientar os participantes quanto ao acesso do ambiente, informá-los sobre os recursos de acessibilidade e para explicar sobre a dinâmica do curso.

Cabe salientar que o curso terá duração de um mês tendo início no dia 01 de Junho/2015 e terá uma carga horária de 40 horas e os participantes receberão certificado de conclusão.

Torna-se fundamental essa parceria entre a Universidade e os integrantes do CAIDI, uma vez que existe o objetivo de receber cada vez mais alunos com deficiência em nossa instituição e por isso torna-se imprescindível que a universidade esteja preparada.

(Fotografia | Tratamento de Imagem: Ana Carolina Malveira Ferreira)

26 05 CAIDI 326 05 CAIDI 3  26 05 CAIDI 126 05 CAIDI 1   26 05 CAIDI 526 05 CAIDI 5  26 05 CAIDI 626 05 CAIDI 6