Página inicial > Notícias > Equipe NEaD marca presença no V Congresso Internacional de Tecnologia Educacional da ABT

Publicado: Quinta, 16 de Julho de 2015, 14h05 | Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2017, 11h27
Estagiária de vídeo Ana Carolina Malveira Ferreira, Profa. Paloma Alinne Alves Rodrigues e profa. Luciana Mendonça  (Fotografia: Flávia Santana | Tratamento: Ana Carolina Malveira Ferreira)
Estagiária de vídeo Ana Carolina Malveira Ferreira, Profa. Paloma Alinne Alves Rodrigues e profa. Luciana Mendonça (Fotografia: Flávia Santana | Tratamento: Ana Carolina Malveira Ferreira)

A coordenadora da Equipe Multidisciplinar do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), professora Paloma Alinne Alves Rodrigues, participou do V Congresso Internacional de Tecnologia Educacional da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT), realizado no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), em Muzambinho – Minas Gerais. A professora foi mediadora da mesa redonda cujo tema foi “Reflexões e perspectivas sobre as tecnologias de informação e comunicação na educação”.

O Congresso Internacional de Tecnologia Educacional é realizado a cada dois anos e tem entre seus objetivos agregar de diversas formas, educação, tecnologia e inovação contribuindo para uma efetiva transformação social. Neste ano o tema central foi "Expectativas e Ações Transformadoras: A Humanidade em Foco", no qual se pretendia buscar, neste espaço de discussão, enfatizar a importância das tecnologias da informação e da comunicação para a integração do desenvolvimento educacional, abordando as interfaces da sociedade que contribuem para a formação e difusão de conhecimento nas áreas contempladas pelos eixos temáticos: Ciências Agrárias; Comunicação – Tecnologias da Informação e Comunicação; Educação – Educação a Distância; Inclusão e Diversidade; Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O evento contou com minicursos, conferência, debates, mesas redondas, palestra, grupos de trabalhos, mostra de inovação tecnológica, mostra de experiências e ações de sucesso na área educacional, apresentação das empresas, apresentações de trabalhos orais e em pôsteres e atividades culturais.

O Congresso abordou também temas relevantes, que foram debatidos pelos professores convidados, sendo eles: “Televisão digital interativa e suas possibilidades de Aplicação em t-learning”, apresentado por João Benedito dos Santos Júnior, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – Minas); “Gamificação e jogos Educacionais” por Seiji Isotani, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) e “Estudos em formação docente, tecnologias e inclusão” pela professora Paloma Rodrigues.

Além da professora Paloma, estiveram presentes no evento a professora Luciana Mendonça e a estagiária de vídeo Ana Carolina Malveira Ferreira, compondo a equipe do NEaD.

Para mais informações, acesse o site oficial do evento:

Texto de  Bruna Toledo, estagiária da SECOM (Secretaria de Comunicação), Unifei.