Página inicial > Editais > Editais encerrados > Programa de Estágio Docência em EaD 2018 (2º Semestre)

Programa de Estágio Docência em EaD 2018 (2º Semestre)

Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2018, 10h49 | Última atualização em Quarta, 11 de Julho de 2018, 10h13

É um programa cujo objetivo é oferecer aos alunos de pós-graduação uma oportunidade para o aprimoramento de sua formação docente no contexto da educação a distância. Nesse programa, os pós-graduandos poderão atuar como estagiários no ambiente virtual de aprendizagem de uma disciplina da graduação presencial da Unifei que seja ofertada no modo semipresencial ou a distância.

Veja o regulamento completo do programa na lista de anexos.

O programa está organizado nas seguintes etapas:

1ª Etapa

CADASTRO DE DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO (04 de junho a 12 de junho de 2018)

Os professores que ministram disciplinas oficialmente ofertadas na modalidade semipresencial ou a distância em cursos de graduação presencial da Unifei podem solicitar a inclusão de sua disciplina no programa preenchendo o formulário abaixo:

ATENÇÃO! Iremos receber o cadastro de disciplinas que, mesmo que não estejam formalmente no PPC como semipresencial ou a distância, sejam efetivamente trabalhadas nesse formato.

2ª Etapa

INSCRIÇÃO DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (14 de junho a 22 de junho de 2018)

O aluno de pós-graduação deverá escolher uma disciplina dentre aquelas citadas na Lista de Disciplinas para o Programa de Estágio Docência em EaD e entrar em contato com o professor responsável pela disciplina manifestando seu interesse em atuar como estagiário.

O aluno deverá enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no período de 14/06/18 a 22/06/18, os seguintes documentos devidamente assinados disponíveis na lista de anexos.

• Plano de Atividades de Estágio Docência em EaD.
  • Declaração de Anuência do Orientador.

3ª Etapa

CURSO DE FORMAÇÃO BÁSICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (25 de junho a 16 de julho de 2018)

Após a inscrição no Programa de Estágio Docência em Educação a Distância, o pós-graduando deverá participar obrigatoriamente do Curso Básico de Formação em Educação a Distância, de 40h, oferecido gratuitamente pelo NEaD/Unifei. O referido curso é composto por um encontro presencial de 2 horas, realizado no NEaD em data estabelecida pela Coordenação Pedagógica, e por atividades a distância realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. A presença do pós-graduando no encontro presencial é obrigatória.

Caso o discente já tenha realizado esse curso, ele pode solicitar dispensa encaminhando os respectivos certificados à Coordenação Pedagógica do NEaD para análise da solicitação.

4ª Etapa

REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO (01 de agosto a 07 de dezembro de 2018)

Período de realização do estágio no ambiente virtual da disciplina.

Cabe ao estagiário a realização das seguintes tarefas:

I - Apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes;

II - Acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma da disciplina;

III - Mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os alunos;

IV - Manter regularidade de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem e dar retorno às solicitações do aluno no prazo máximo de 24 horas úteis;

V - Estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes;

VI - Colaborar com o professor da disciplina na avaliação dos alunos;

VII - Participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pelo NEaD;

VIII - Participar do processo de avaliação da disciplina sob orientação do professor responsável.

5ª Etapa

RELATÓRIO FINAL (08 a 28 de dezembro de 2018)

Após o término do estágio, o aluno de pós-graduação deverá elaborar o relatório de atividades, conforme modelo disponível na lista de anexos.

Para mais informações, veja o regulamento completo do Programa de Estágio Docência em Educação a Distância.

Coordenação Pedagógica - NEaD

Lista de anexos

Nome do Documento

Anexo

Regulamento do Programa de Estágio Docência em Educação a Distância.

Regulamento 2018 - 2º Semestre

Solicitação de Inscrição de Discente.

Anexo I

Plano de Atividades de Estágio Docência em EaD.

Anexo II

Declaração de Anuência do Orientador.

Anexo III

Modelo de Relatório de Atividades de Estágio Docência em EaD.

Anexo IV

Disciplinas Cadastradas 2018 - 2º Semestre