Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Gestão Educacional

Publicado: Terça, 11 de Julho de 2017, 11h06 | Última atualização em Quinta, 16 de Agosto de 2018, 12h18 | Acessos: 9593

Faça seu cadastro e receba informações sobre os cursos

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com

A Gestão Educacional supõe um exercício de intervenção socioeducacional, sustentado em três aspectos: gestão humanizadora, gestão funcional e dos espaços, e a gestão burocrático-financeira. Trata-se de garantir o uso de elementos que aumentem a eficiência dos processos institucionais e melhorem a dinâmica ensino-aprendizagem. Relaciona-se a uma atuação que visa promover a organização, mobilização e articulação das condições essenciais para garantir o avanço do processo socioeducacional das instituições de ensino e possibilitar que elas promovam o aprendizado dos estudantes de forma efetiva.

A gestão educacional  aborda questões concretas do processo ensino-aprendizagem e busca garantir que as instituições de ensino tenham as condições necessárias para cumprir seu papel principal: ensinar com qualidade e formar cidadãos com as competências e habilidades indispensáveis para sua vida pessoal e profissional.

O foco da gestão educacional é a orientação para o processo, busca pela liderança, motivação da equipe para alcançar os objetivos, ênfase na qualidade do currículo e na democraticidade para a  excelência da educação. A gestão se divide em seis pilares principais que buscam a autonomia administrativa, financeira, pedagógica e a otimização de tempo e espaço dos processos de ensinar e aprender. Esses pilares são interdependentes e o bom funcionamento entre essas esferas é vital para o exercício da referida gestão. Sendo assim, o gestor deve dedicar-se com empenho em diferentes áreas de atuação.

A especialização visa formar o profissional especialista em educação capaz de assumir atitudes e exercer a função de forma crítica, criativa, prezando os valores éticos e democráticos necessários ao gerenciamento de ambientes educacionais.

 

OBJETIVOS

  • Promover trocas de experiências e a criação de novas possibilidades de gestão em ambientes educacionais;
  • Desenvolver competências e habilidades necessárias à gestão educacional por meio de atividades teórico-práticas;
  • Desenvolver uma formação em gestão educacional como ação de intervenção social.

COMPETÊNCIAS

  • Atuação pró-ativa e com uma visão integrada das relações no trabalho em diferentes tipos de organizações educacionais;
  • Domínio de métodos e técnicas em gestão educacional;
  • Elaboração de projetos de gestão educacional que possam ser aplicado em diferentes ambientes educacionais.

HABILIDADES

  • Tomar decisões coerentes com as necessidades da equipe de trabalho;
  • Aplicar métodos e técnicas gerenciais no exercício da função;
  • Identificar oportunidades e fraquezas para o exercício de elaboração de projetos concernentes à gestão educacional.

PÚBLICO ALVO

Professores do ensino infantil, fundamental e médio e outros profissionais de áreas afins

PERFIL DO EGRESSO

A especialização visa formar o profissional especialista em educação capaz de assumir atitudes e exercer a função de forma crítica, criativa, prezando os valores éticos e democráticos necessários ao gerenciamento de ambientes educacionais.

DADOS ESPECÍFICOS

Modalidade: Especialização

Carga horária: 490 horas

Duração: 18 meses

Coordenador(a): Profª. Eliana de Fátima Souza Salomon

E-mail coordenador(a): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ESTRUTURA DO CURSO

O curso está estruturado em três módulos:

Módulo 1 – Núcleo Comum (180 horas): embasamento teórico para o estudo das disciplinas que serão oferecidas no Módulo 2 e apresentação de conceitos abrangendo aspectos atuais no contexto do mundo do trabalho.

 Módulo 2 – Núcleo Específico de Gestão Educacional 180 horas):  aporte teórico que contribua na construção de ambientes mais saudáveis na organização, por meio de técnicas e instrumentos adequados para o gerenciamento de unidades escolares.

Módulo 3 – Trabalho de Conclusão de Curso (130 horas): desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso que será realizado sob a orientação de professores do curso.

GRADE CURRICULAR

Código

Núcleo Comum - Módulo 1

CH

MNC01

Tendências Contemporâneas de Gestão Organizacional

30

MNC02

Aprendizagem Organizacional e Processos Criativos

30

MNC03

Cultura e Identidade Organizacional

30

MNC04

Fundamentos de Empreendedorismo

30

Total

120h

Código

Núcleo Comum - Módulo 2

CH

MNC05

Ética e Responsabilidade Social nas Organizações

30

MNC06

Introdução à Economia

30

Total

60h

Código

Núcleo Específico de Gestão Educacional

CH

MGE02

Trabalho e Educação

30

MGE01

Metodologia em Pesquisa Científica em Educação

30

MGE03

Política Educacional

30

MGE04

Ambientes de Aprendizagem e Processos Didáticos

30

MGE05

Gestão do Planejamento Educacional

30

MGE06

Legislação Educacional e Avaliação Institucional

30

Total

180h

Código

Trabalho de Conclusão de Curso – Módulo 3

CH

TCCGE

Execução TCC

130

Total Geral

 490h

TUTORES

  • Catarina Maria da Costa
  • Daysemara Simone Santana Trindade
  • Eliane D'Martin Fowler
  • Lizziane Tejo Mendonça
  • Luzia Antonia de Sales Del Ducca
  • Sônia Maria Montuani Silva
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página