Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Design Instrucional

Publicado: Terça, 11 de Julho de 2017, 09h59 | Última atualização em Terça, 12 de Junho de 2018, 08h58 | Acessos: 22835

Faça seu cadastro e receba informações sobre os cursos

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com

 A utilização das novas tecnologias de ensino/aprendizagem permite ao aluno criar seu próprio roteiro de aprendizagem, conforme sua necessidade, estilo, interesse e limitações de tempo e espaço. No entanto, autonomia não deve ser confundida com isolamento ou trabalho individual não-cooperativo. Longe de representarem um processo não interativo, os cursos via web podem representar uma experiência de aprendizagem colaborativa, envolvendo a interação aluno-professor e aluno-aluno, através de comunicação entre múltiplos interlocutores. A construção do conhecimento e a produção de experiências de aprendizagem respondem a um processo de negociação e discussão.

O planejamento do processo de aprendizagem on-line precisa centra-se no respeito à capacidade e desenvolvimento de competências das pessoas em geral, principalmente das que buscam formas mais dinâmicas e interativas de aprendizagem. Quem realiza esse planejamento é o designer instrucional, que busca demonstrar a importância de um processo de ensino on-line bem elaborado e didático para os seus usuários, além de evidenciar como o mesmo gera um real aprendizado, com o propósito de promover a qualidade no processo de ensino-aprendizagem.

O curso de especialização em Design Instrucional visa formar profissionais para o uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e metodologias de educação a distância, além de nortear profissionais que têm interesse em trabalhar dentro de uma metodologia nova de ensino, subsidiando-os com uma fundamentação teórica e prática específica e de revolucionárias técnicas pedagógicas: do planejamento à aplicação de cursos adequados para a EAD via web.

O design instrucional é hoje um dos grandes recursos de tecnologia na educação e facilita o processo de aprendizagem por parte dos alunos de cursos on-line ou treinamentos corporativos. A formação destes profissionais está voltada para as necessidades das instituições públicas, empresas e indústrias capacitando-os para trabalhar com os materiais didáticos apropriados para ambientes virtuais de ensino e aprendizagem.

 

OBJETIVOS

  • Desenvolver habilidades e fornecer capacitação formal no nível de pós-graduação aos profissionais graduados;
  • Viabilizar o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas;
  • Disponibilizar e propiciar o contato com as produções teórico-práticas que possam otimizar a gestão educacional ou de treinamento corporativo.

COMPETÊNCIAS

  • Implementar, avaliar, coordenar e planejar o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância;
  • Domínio de metodologias e técnicas diferenciadas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem;
  • Atuação em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais.

HABILIDADES

  • Aplicar métodos e técnicas gerenciais no exercício da função;
  • Percepção diferenciada das ferramentas de ensino presencial e/ou a distância
  • Conhecimento e domínio da informática específica para projetos pedagógicos/instrucionais.

PÚBLICO-ALVO

Graduados ou interessados em atuar no planejamento de disciplinas, cursos ou treinamentos virtuais, via internet, para qualquer área e nível; pesquisadores; profissionais em gestão de treinamento e de conhecimento; e interessados em novas metodologias para o aprendizado.

PERFIL DO EGRESSO

Atuará na concepção, planejamento, desenvolvimento e validação de cursos on-line, em organizações públicas, privadas e de terceiro setor. Estará apto a elaborar projetos de design instrucional, visando minimizar as limitações dos aprendizes e do meio. 

DADOS ESPECÍFICOS

Modalidade: Especialização

Carga horária: 360 horas

Duração: 18 meses

Prazo para integralização: 30 meses

Coordenador(a): Prof. Carlos Eduardo Corrêa Molina

E-mail da coordenação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ESTRUTURA DO CURSO

O curso é dividido em dez módulos, além das disciplinas teóricas, tem a aplicação prática e o trabalho de conclusão do curso. Tem duração de 15 a 17 meses e é oferecido em seis Polos de Apoio Presencial nos Estados de Minas Gerais e São Paulo. Há seis momentos presenciais, sendo a aula inaugural, quatro encontros avaliativos das disciplinas e apresentação do trabalho final.

GRADE CURRICULAR

Módulos

 Capacitação em Ambiente Virtual para EaD

CH

1

Introdução ao tema. Apresentação das ferramentas de um ambiente de criação, produção e gestão de cursos a distância.
Programação: ambiente de aprendizagem; fundamentos de EaD; técnicas para produção em EaD via web; planejamento e gestão em EaD; projeto prático em EaD.

45

 

Planejando um Curso EaD para Web

 

2

Conceitos sobre EaD, aspectos principais da regulamentação; referenciais de qualidade para EaD, legislação sobre os direitos autorais de EaD, técnicas de ensino/aprendizagem para WEB, interatividade professor/aluno e aluno/aluno (construção colaborativa), etapas para o planejamento de um curso EaD, desenvolvimento prático de um projeto de curso EaD

30

 

 Desenvolvendo Cursos para Web Focados no Aprendizado

 

3

Estratégias de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação do material multimídia para o aprendizado participativo e colaborativo sob o olhar do designer instrucional. Aspectos teóricos e práticos da tutoria.

30

 

Avaliando o Ensino e a Aprendizagem de um curso pela Web

 

4

Apresenta as ferramentas tecnológicas disponíveis para as diversas formas de avaliação de uma disciplina virtual e dos seus participantes, buscando a utilização dos resultados para o aprimoramento do planejamento do curso e da metodologia de ensino/aprendizagem para um melhor desempenho dos participantes.

30

 

Incentivando o Aprendizado Virtual através do Relacionamento

 

5

Estudo mais aprofundado sobre as ferramentas e as técnicas de interação mais utilizadas em ambientes virtuais. Aplicação e análise dos estilos de aprendizagem de Felder; estudo dos tipos de relacionamentos existentes em um ambiente virtual e qual a influência destes relacionamentos na aprendizagem dos alunos.

30

 

Educação Inclusiva pela EaD para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE's)

 

6

Reflexão sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs e os recursos de EaD para promover ambientes virtuais verdadeiramente inclusivos de aprendizagem, permitindo valorizar as diferenças, na busca de uma educação de qualidade para todos.

30

 

Oficina de Produção de Cursos Virtuais

 

7

Elaboração de material didático; criação e edição da Dinâmica do Curso, agendas, atividades e material de apoio e leituras do curso aula a aula; criação e aplicação de atividades dinâmicas e interativas; criação e aplicação de atividades avaliativas.

45

 

Oficina de Dinâmicas Virtuais, de Grupos e jogos para Cursos Virtuais

 

8

Desenvolvimento e aplicação prática de atividades dinâmicas individuais, de grupo e jogos como um recurso pedagógico para cursos virtuais.

30

 

Oficina de Administração e Gerenciamento de Cursos Virtuais em Execução

 

9

Tutoria na prática; mediação das atividades interativas; contato com os alunos; gerenciamento de acessos; atividades avaliativas; elaboração das informações detalhadas do curso; divulgação, administração das inscrições.

15

 

Técnicas para Elaboração de Trabalho Final de Curso - Monografia

 

10

Construção de um projeto de curso de Licenciatura e/ou à produção de material didático para utilização em curso desta natureza, de acordo com o(s) trabalho(s) prático(s) desenvolvido(s) no(s) módulo(s) de Laboratório de Produção.

75

Total Geral

360h

PROFESSORES

  • Carlos Eduardo Corrêa Molina
  • Edmilson Marmo Moreira
  • Jose Hamilton Chaves Gorgulho Junior
  • Luiz Lenarth Gabriel Vermaas
  • Rogerio Melloni

TUTORES

  • Ana Lúcia Lima Machado
  • Audrea Glaser Prado
  • Dessano Plum de Oliveira
  • Inajara Anselmo Ribeiro Miranda
  • Lúcia Carvalho Moreira Dias
  • Maristela Gulla Silva
  • Paulo Mateus Colosimo

MATERIAL EXTRA

Manual do Aluno 2018

Calendário de DI 2018

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página