Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade

Publicado: Domingo, 14 de Setembro de 2014, 00h14 | Última atualização em Sábado, 03 de Junho de 2017, 11h03 | Acessos: 20176

Aula Inaugural 03/06/17

PROGRAMAÇÃO TFPS 03-06-17

MANUAL - TFPS 2017

Educação informal, formal e não formal

DAGNINO Tecnologia Social contribuições conceituais e metodológicas

O curso tem como característica fundamental a flexibilidade, conciliando diversidade de interesses, disponibilidade de tempo e dispersão geográfica. O planejamento das atividades é baseado na metodologia colaborativa, com atividades interativas por meio de dinâmicas individuais e de grupo, buscando a melhoria da construção coletiva do conhecimento.

O curso será ministrado no ambiente virtual de Aprendizagem (AVA) - Moodle acesso, podendo ser acesso via web.

Durante o curso, acontecerão 05 encontros nos polos de apoio presencial, conforme calendário didático. A realização do curso se dará por meio de aulas à distância, dentro de prazos fixados antecipadamente. As disciplinas têm atividades distribuídas em aulas disponibilizadas semanalmente, devendo o aluno cumprir todas as atividades de uma aula, antes de cursar a aula seguinte.

O desenvolvimento e acompanhamento das atividades virtuais são realizados pelos formadores (tutores e professores) à distância, bem como nos momentos presenciais. Os tutores fazem o atendimento aos alunos no ambiente virtual e nos encontros presenciais.

Programa do Curso

Sigla                                 Disciplinas
 MFU01   Tecnologias e Educação
 MFU02  Trabalho, Tecnologias e Formação
 MFU03  Ciências, Tecnologias e Sociedade
 MFO01  Princípios Democráticos na Formação
 MFO02  Políticas Públicas e Sociais
 MFO03  A Construção da Cidadania em Tempos de Globalização
 MB01  Avaliações e Intervenções em Contextos de Formação
 MB02  Didática em Contextos de Atividades em Redes
 MB03  Interdisciplinaridade, Tecnologias e Produção de Conhecimento
 MP01  Mediações de Conflitos em Processos de Formação
 MP02  Procedimentos Tecnológicos e Processos de Formação
 MP03  Metodologia do Trabalho Científico

Momentos presenciais do curso

Trata-se de um curso ofertado na modalidade virtual, com 5 momentos avaliativos presenciais, sendo:

• Início do curso: aula inaugural para apresentação do curso e da equipe do NEaD.
  • Durante o curso: 3 encontros avaliativos agendados e divulgados por meio do cronograma do curso;
  • Final do curso: apresentação e avaliação do trabalho final do curso.

Os alunos, caso precisem ter acesso à internet, poderão utilizar o laboratório de informática do polo de Apoio Presencial no qual se matriculou.

Objetivos

O curso visa preparar os participantes para o enfrentamento de questões sociais complexas no campo da educação formal e informal.

Propõe relacionar tecnologias, processos educativos (escolares, organizacionais ou populares) e suas relações com os respectivos contextos sociais.

• professores e profissionais da educação graduados em diversas áreas;
  • graduados em diversas áreas de conhecimento que trabalhem com diferentes processos de formação valorizando a intervenção na realidade do cotidiano das escolas, de seu entorno e de diferentes comunidades;
  • graduados que ocupem, ou venham a ocupar, funções estratégicas nas administrações educacionais públicas e privadas das diversas áreas e competências;
  •  pesquisadores e graduados interessados no tema.

Modalidade: Especialização

Carga-horária: 360 horas

Duração: 18 meses

Coordenador: Prof. Dr. Carlos Alberto Máximo Pimenta

Contato: coordenacao.tecform@unifei.edu.br

Para o cadastro de interessados, acesse.

Assunto(s): Especialização