Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Gestão de Pessoas

Publicado: Domingo, 14 de Setembro de 2014, 00h12 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2017, 11h30 | Acessos: 28355

Links relacionados:

O momento histórico mundial aponta uma nova visão de organização, tanto em relação aos seus processos como na ênfase que vem sendo dada à questão de qualidade de vida dos profissionais. Há um crescente aumento de trabalhos e pesquisas acadêmicas com vistas à melhoria dos processos e das relações de trabalho. Estas produções, ancoradas, cada vez mais, nas proposições advindas das Ciências Humanas e Sociais (Psicologia, Antropologia, Sociologia e Filosofia) vêm fornecendo novos olhares às relações de trabalho.

O mundo do trabalho, as relações que aí se engendram e os sujeitos que são produzidos e reproduzidos pelas diversas modalidades do "fazer" profissional apresentam novos e constantes desafios à academia e aos pesquisadores da área. Por isso, torna-se salutar que a UNIFEI apresente uma agenda de propostas de uma maior parceria com o mundo do trabalho através de prestação de serviços e de cursos que possam acompanhar e incentivar novas posturas.

Utilizando, pois as mais recentes contribuições das Ciências Humanas e Sociais, este curso pretende desenvolver um trabalho tendo como escopo o ser humano na atividade produtiva. Através de conceitos e teorizações advindas de diversas áreas das Humanidades as disciplinas que orientam esta proposta pretendem oferecer subsídios teórico-práticos para todo e qualquer profissional que, inserido no mercado de trabalho, tem como preocupação ou interesse a questão central do trabalho: o ser humano, suas possibilidades e seus limites. A busca de novos olhares resulta em possibilidades de inovação e de verdadeira humanização nos ambientes de trabalho tendo como pressuposto a formação em serviço. Ou seja, este curso, academicamente planejado, visa extrair da prática e do cotidiano dos profissionais-alunos, a teorização necessária para um repensar crítico do trabalho como atividade eminentemente humana e humanizadora. Este percurso prática-teoria-prática é a possibilidade de se contribuir para as mudanças que vêm ocorrendo no mundo produtivo e no seu potencial de articular a reflexão teórica e a atividade do fazer em prol da vida humana.

A organização do curso permite que o aluno/a obtenha um conjunto de conhecimentos básicos advindos do escopo teórico das Ciências Humanas e Sociais, embasando formações específicas para aqueles/as que se interessam por Gestão de Pessoas. A equipe de professores/as que planejou este programa entende que há um escopo comum que permeia a formação de profissionais diversos na área de Gestão de Pessoas. Por isso,a necessidade de buscar formas inovadoras, não apenas utilizando das ferramentas e arranjos institucionais em Educação a Distância, mas também organizando um programa que garanta flexibilidade na articulação de disciplinas.

A proposta insere-se num conjunto de esforços para consubstanciar o Grupo de Humanas em Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade Federal de Itajubá, entendendo que a modalidade EAD pode contribuir para a melhor articulação ensino-pesquisa-extensão. Ademais, esta área de trabalho esforça-se por aproximações mais estreitas com o mundo do trabalho a fim de contribuir, através de seu trabalho, com as novas tendências e exigências postas á gestão de organizações produtivas , educacionais, de serviços e outras, considerando as regiões do país com menores possibilidades de cursos presenciais nestas áreas. Há necessidade de impingir novas posturas e atitudes frente aos desafios postos por uma sociedade desigual e injusta e que busca, através de socialização do conhecimento, minimizar tal contexto. Assim, o Programa aqui apresentado é uma possibilidade da academia contribuir para o êxito de projetos sociais, orientando ações que colaborem para a criação de novos e mais saudáveis ambientes de trabalho.

Por que um curso de especialização a distância? Primeiramente pela possibilidade de atender, em geral, a uma população estudantil dispersa geograficamente e, em particular, àquela que se encontra em zonas periféricas, que não dispõem das redes das instituições convencionais.Em segundo lugar, tal modalidade possibilita melhorar a qualidade da instrução ao elaborar materiais didáticos que comportam mecanismos de comunicação múltipla, que permitem enriquecer os recursos de aprendizagem e eliminar a dependência do ensino face a face. A modalidade não-presencial também possibilita a personalização do processo de aprendizagem, para garantir uma seqüência acadêmica que responda ao ritmo do rendimento do aluno.

Espera-se, com esta proposta, que as diversas organizações apropriem-se das contribuições da ciência e da tecnologia educacional a distância para minimizar riscos e efetivamente, transformar seus esforços profissionais em ações condizentes com as necessidades postas pelo cenário atual.

 

Competências
  • Atuação proativa no ambiente de trabalho.
  • Visão integrada das relações no trabalho em diferentes tipos de organizações.
  • Domínio de métodos e técnicas de gestão de pessoas.
 Habilidades
  • Tomar decisões coerentes com as necessidades da equipe de trabalho.
  • Estabelecer clima adequado de trabalho.
  • Aplicar métodos e técnicas gerenciais no exercício da função.

 

Estrutura do Curso

O Núcleo Comum (Módulo 1) tem o objetivo de proporcionar o embasamento teórico para o estudo das disciplinas que serão oferecidas no módulo específico, bem como apresentar conceitos referentes ao contexto atual do mundo do trabalho (180 horas).

O Núcleo Específico de Gestão de Pessoas (Módulo 2) objetiva proporcionar aporte teórico que contribua na construção de ambientes mais saudáveis nas organizações, por meio de técnicas e instrumentos adequados para o gerenciamento de pessoas (180 horas).

O Módulo 3 objetiva o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que será realizado pelos alunos sob a orientação de professores do curso (130 horas).

A estrutura curricular do curso de Especialização em Gestão de Pessoas compreende as seguintes disciplinas:

Código

Núcleo Comum - Módulo 1

CH

MNC01

Tendências Contemporâneas de Gestão Organizacional

30

MNC02

Aprendizagem Organizacional e Processos Criativos

30

MNC03

Cultura e Identidade Organizacional

30

MNC04

Fundamentos de Empreendedorismo

30

MNC05

Ética e Responsabilidade Social nas Organizações

30

MNC06

Introdução à Economia

30

Total

180

Núcleo Específico de Gestão de Pessoas – Módulo 2

CH

MGP01

Metodologia em Pesquisa Científica

30

MGP02

Gestão Estratégica de Recursos Humanos I

30

MGP03

Gestão Estratégica de Recursos Humanos II

30

MGP04

Gestão do Clima Organizacional

30

MGP05

Desenvolvimento de Pessoas, de Equipes e de Liderança

30

MGP06

Qualidade de Vida no Trabalho

30

Total

180

TCCGP

Trabalho de Conclusão de Curso – Módulo 3

130

Total Geral

490

 Objetivos

  • Proporcionar embasamento humanístico aos profissionais que trabalham em empresas e/ou em atividades de serviços.
  • Propiciar o contato com as últimas produções teórico-práticas que possam otimizar a atuação de profissionais diversos no seu campo de trabalho.
  • Capacitar os profissionais para uma atuação proativa em seu ambiente de trabalho.
  • Promover uma visão integrada das relações no trabalho em diferentes tipos de organizações.

Público alvo

Dirigentes e gerentes de empresas, de instituições de ensino, de entidades públicas e do terceiro setor e demais profissionais interessados em gestão de pessoas. 

Perfil do egresso

Espera-se que o profissional especialista em Gestão de Pessoas esteja apto a exercer a função de forma crítica, criativa, prezando os valores éticos e democráticos necessários ao gerenciamento das relações interpessoais em ambientes organizacionais.

 

Modalidade: Especialização - Lato Sensu

 Carga horária: 490 horas

 Duração: 24 meses

Coordenadora: Profa. Ma. Cibele Moreira Monteiro Rosa

Contato: coordenacao.gestao@unifei.edu.br

 

Para o cadastro de interessados, acesse.

 

registrado em:
Assunto(s): Especialização
Fim do conteúdo da página