Design Instrucional para EaD Virtual

Publicado: Domingo, 14 de Setembro de 2014, 00h12 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2017, 11h34 | Acessos: 25412

Links relacionados:

Durante o curso o aluno desenvolverá na prática, dentro do ambiente virtual, uma disciplina sobre um tema de sua escolha que será aprimorada passo-a-passo com os conceitos trabalhados em cada módulo do curso.

Curso disponibilizado via Web através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, contando também com 6 momentos presenciais (bimestrais);

* O atendimento das dúvidas sobre as atividades a distância é individualizado e garantido num prazo máximo de 24 horas nos dias úteis;

Disciplina 1: Capacitação em Ambiente Virtual para EaD
Visa introduzir o interessado em EaD nos seus temas principais e lhe apresentar as ferramentas de um ambiente de criação, produção e gestão de cursos a distância. Além disto, cada participante tem a oportunidade de ir vivenciando, refletindo e criando, de forma tutoriada e interativa com tutores e com os demais participantes, sua própria disciplina virtual dentro deste ambiente. Programação: ambiente de aprendizagem; fundamentos de EaD; t écnicas para produção em EaD via Web; planejamento e gestão em EaD; Projeto Prático em EaD.
Carga horária:45 horas

Disciplina 2: Planejando um Curso EaD para Web
Conceitos sobre EaD, aspectos principais da regulamentação para credenciamento e autorização de cursos no MEC, referenciais de qualidade para EaD, legislação sobre os direitos autorais de EaD via WEB, técnicas de ensino/aprendizagem para WEB, interatividade professor/aluno e aluno/aluno (construção colaborativa), etapas para o planejamento de um curso EaD, desenvolvimento prático de um projeto de curso EaD.

Disciplina 3: Desenvolvendo Cursos para Web Focados no Aprendizado
Estratégias de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação do material multimídia para o aprendizado participativo e colaborativo sob o olhar do designer instrucional. Aspectos teóricos e práticos da tutoria.

Disciplina 4: Avaliando o Ensino e a Aprendizagem de um curso pela Web
Apresenta as ferramentas tecnológicas disponíveis para as diversas formas de avaliação de uma disciplina virtual e dos seus participantes, buscando a utilização dos resultados para o aprimoramento do planejamento do curso e da metodologia de ensino/aprendizagem para um melhor desempenho dos participantes.

Disciplina 5: Incentivando o Aprendizado Virtual através do Relacionamento
Apresenta um estudo mais aprofundado sobre as ferramentas e as técnicas de interação mais utilizadas em ambiente virtuais. Aplicação e análise dos estilos de aprendizagem de Felder; Estudo dos tipos de relacionamentos existentes em um ambiente virtual e qual a influência destes relacionamentos na aprendizagem dos alunos.
Carga horária: 30 horas

Disciplina 6: Educação Inclusiva pela EaD para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE's)
O módulo visa proporcionar aos educadores e demais profissionais uma reflexão sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs e os recursos de EaD para promover ambientes virtuais verdadeiramente inclusivos de aprendizagem, permitindo valorizar as diferenças, na busca de uma educação de qualidade para todos.

Disciplina 7: Oficina de Produção de Cursos Virtuais
Elaboração de material didático; criação e edição da Dinâmica do Curso, agendas, atividades e material de apoio e leituras do curso aula a aula; criação e aplicação de atividades dinâmicas e interativas; criação e aplicação de atividades avaliativas.
Carga horária: 45 horas

Disciplina 8: Oficina de Dinâmicas Virtuais, de Grupos e jogos para Cursos Virtuais
Desenvolvimento e aplicação prática de atividades dinâmicas individuais, de grupo e jogos como um recurso pedagógico para cursos virtuais.
Carga horária: 30 horas

Disciplina 9: Oficina de Administração e Gerenciamento de Cursos Virtuais em Execução
Tutoria na prática; mediação das atividades interativas; contato com os alunos; gerenciamento de acessos; atividades avaliativas; elaboração das informações detalhadas do curso; divulgação, administração das inscrições.
Carga horária: 15 horas

Disciplina 10: Técnicas para Elaboração de Trabalho Final de Curso - Monografia
Técnicas para elaboração de um Trabalho Final de Curso, de caráter monográfico, direcionado à construção de um projeto de curso de Licenciatura e/ou à produção de material didático para utilização em curso desta natureza, de acordo com o(s) trabalho(s) prático(s) desenvolvido(s) no(s) módulo(s) de Laboratório de Produção.
Carga horária: 75 horas

Público-alvo

Graduados que atuam, ou que tenham interesse em atuar, no planejamento de disciplinas e/ou cursos e/ou treinamento instrucional (educação corporativa) para educação virtual pela internet ou intranet para qualquer área e nível, preferencialmente para público alfabetizado;

Pesquisadores graduados ou profissionais graduados envolvidos em gestão de treinamento e gestão de conhecimento em instituições de ensino, empresas e indústrias;

Interessados em novas metodologias para o aprendizado, independentemente da área de aplicação.

Modalidade: Especialização

Carga-horária: 360 horas

Duração: 18 meses

Coordenador: Profª. Msc. Ana Paula Silva Figueiredo

Contato: coordenacao.di@unifei.edu.br

Para o cadastro de interessados, acesse.

Assunto(s): Especialização