NEaD Unifei presente no XI Fórum de Coordenadores UAB

Publicado: Terça, 18 de Dezembro de 2018, 09h25 | Última atualização em Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 16h57 | Acessos: 383

Juliana (NEaD Unifei) juntamente com outros coordenadores UAB de Minas GeraisJuliana (NEaD Unifei) juntamente com outros coordenadores UAB de Minas Gerais

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), representada pela professora e coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na instituição, Juliana Furlani, esteve presente no XI Fórum Ordinário de Coordenadores UAB e I Workshop de Inovação da DED, ocorrido em Brasília nos dias 10 e 11 de dezembro.

Juliana, que integra o Núcleo de Educação a Distância da Unifei (NEaD), relata que nos dois dias de eventos as atividades incluíram palestras e exposições que abordaram temas relacionados à esta modalidade de ensino. “Destaco a apresentação de produtos de soluções tecnológicas como um dos temas bem explorados nesta edição do Fórum. Os projetos apresentados, que foram contemplados no edital 03/2016 de inovação da Capes, mostraram a aplicação prática dos projetos, dentre eles o projeto ELLA – English Learning Laboratory, cujo objetivo é a produção oral em língua inglesa como língua estrangeira no Brasil”, afirmou ela, que também citou o projeto ‘Friga 1.0', desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Marta (UFSM) para apoiar os processos seletivos de bolsistas assistentes à docência para os Polos UAB.

Outros assuntos como 'Formação Docente - Resultados e Perspectivas', 'Recursos Educacionais Abertos' e 'Aprendizagem Ativa e Colaborativa' também estavam na programação das palestras. “A proposta do I Workshop foi excelente ao mostrar os resultados obtidos pelos projetos aprovados para a inovação na educação, em especial, na educação a distância”, afirma Juliana.

O evento teve também apresentações culturais como o Coral TST/Capes.

Regulamentação Processos Seletivos

A coordenadora da UAB/Unifei lembra ainda que o XI Fórum abordou a Portaria nº 249/2018 da Capes que regulamenta o processo seletivo de bolsistas da UAB, publicada dia 12 de novembro. De acordo com a norma, a concessão de bolsas a participantes está classificada em quatro tipos e com duração estipulada. Em resumo:

• Grupo 1, bolsa de coordenadoria geral e coordenadoria adjunta
  • Grupo 2, bolsa de coordenadoria de curso e coordenadoria de tutoria
  • Grupo 3, bolsa de assistência à docência, tutoria, professor formador e conteudista
  • Grupo 4, bolsa de coordenadoria de Polo.

A duração da concessão de cada bolsa será de até 2 anos para os Grupos 1 e 2 e de até 4 anos para os Grupos 3 e 4.

Instituto Sua Ciência

No dia 11 de dezembro, a professora Juliana Furlani aproveitou a oportunidade do evento para fazer a divulgação do ‘Instituto Sua Ciência (ISC)’ para os presentes. O ISC foi lançado oficialmente durante o XXXII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química de Minas Gerais, em Juiz de Fora, em 11 de novembro deste ano.

Tendo como idealizadora a também professora da Unifei, Juliana Fedoce Lopes, o Instituto é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos para buscar alternativas de fomento à pesquisa, aproximando a comunidade acadêmica e sociedade. E tem, dentre os propósitos, obter investimentos financeiro de pessoas físicas e jurídicas que serão convertidos em bolsas de pesquisa. Saiba mais em suaciencia.org.

Durante a divulgação do Instituto Sua CiênciaDurante a divulgação do Instituto Sua Ciência

Sistema UAB

O programa UAB foi criado em 2006 para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país. Atualmente, o sistema conta com 136 Instituições Públicas de Ensino Superior, as quais ofertam 775 cursos superiores em 746 polos ativos em todo o âmbito nacional.

O evento aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembroO evento aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembro