Alunos do NEaD Unifei participam de pesquisa da UAB/Capes

Publicado: Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 08h37 | Última atualização em Terça, 18 de Dezembro de 2018, 09h29 | Acessos: 426

Dentre as ações de aperfeiçoamento dos sistemas de gestão do Sistema Universidade Aberta do Brasil (SISUAB), a Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está realizando uma pesquisa junto aos alunos ativos no SISUAB.

Na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), os cursos dessa modalidade, ofertados pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD), são em parceria com a UAB/Capes. Com isso, os cerca de 800 alunos inscritos participarão desta pesquisa.

O questionário, com perfil socioeconômico, será enviado aos alunos via e-mail. De acordo com a coordenadora da UAB/Unifei, professora Juliana Furlani, essas informações servirão para a formulação de estratégias e políticas de financiamento do Sistema UAB. “Inclusive serão utilizadas como parâmetro para calcular os próximos orçamentos”, avalia.

Juliana reforça o pedido aos alunos para que participem e divulguem juntos aos colegas, em especial no ambiente virtual de aprendizagem e nos encontros presenciais. “A pesquisa é importante para eles e também para nós, enquanto instituições que precisam planejar seu trabalho”, finaliza ela.

A pesquisa foi estabelecida pela Portaria GAB/ CAPES Nº 111, de 14 de maio de 2018 que, em resumo, implanta avanços no SISUAB por meio da sistematização e organização de dados qualitativos e quantitativos. A operacionalização das ações do Cadastro dos Estudantes será estruturada abordando um conjunto de indicadores que permitam avaliar o perfil discente dos cursos de graduação do sistema UAB. Em seguida, os resultados serão divulgados para toda a comunidade acadêmica e sociedade de modo geral. E, por fim, assegura o sigilo e a proteção de dados pessoais apurados na pesquisa.