“Existe preconceito com o nome Educação a Distância. Para mim, não deixa de ser presencial”, diz Romero Tori em evento na Unifei

Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2018, 11h35 | Última atualização em Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 09h14 | Acessos: 195

O Dia Nacional da Educação a Distância foi comemorado na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) com uma programação de oficinas e palestras, no dia 27 de novembro. Organizado pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD), o evento teve como convidado especial o professor da Escola Politécnica da USP, Romero Tori. “É um prazer conhecer as instalações da Unifei e todo o trabalho que é feito aqui com a educação a distância”, declarou ele na abertura da sua palestra.

Romero abordou conceitos e os tipos de distância que surgem no contexto educacional, tanto presencial quanto virtual, e as formas tecnológicas de eliminá-las. “Existe um preconceito com o nome Educação a Distância, com a nomenclatura. Remetem-se aos cursos ‘por correspondência’ ou acham que é sem qualidade, e mais barata. Não é assim. Existe a presença de alguém, de um professor, assim como na presencial. A qualidade vem do conteúdo, da instituição que oferece. A diferença é o limite do espaço geográfico! A aula é presencial, estamos ali, participando. O distanciamento que pode acontecer, tanto a distância quanto presencial, é a percepção do aluno. O interesse e dedicação. Não a questão física. Por isso acredito que o nome poderia ser ‘educação com limitação de espaço geográfico”, comentou o palestrante. Ele coordena o Interlab - Laboratório de Tecnologias Interativas da USP, é bolsista de produtividade CNPq na área de Tecnologias Educacionais e autor do livro 'Educação sem Distância' (educacaosemdistancia.org).

A oficina de H5P foi ministrada pelo analista de Tecnologia da Informação, Robson Pereira; e a palestra de Redes Sociais x AVAs, pelos analistas de conteúdo, Fernando Maia e Maria Paula Feichas.

O NEaD Unifei oferece cursos de graduação e pós-graduação em parceria com o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), que tem como meta a contribuição para a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação. As oficinas e eventos acontecem periodicamente. Informações podem ser obtidas no site nead.unifei.edu.br.

Veja mais fotos clicando AQUI. Veja o vídeo da palestra, clicando AQUI ou na foto abaixo.

Tori durante sua apresentaçãoTori durante sua apresentação

Oficina H5P, com Robson PereiraOficina H5P, com Robson Pereira

Palestra Redes Sociais x AVAs, com Maria Paula FeichasPalestra Redes Sociais x AVAs, com Maria Paula Feichas

Palestra Redes Sociais x AVAs, com Fernando MaiaPalestra Redes Sociais x AVAs, com Fernando Maia