Mooc Unifei é apresentado para equipe da Prefeitura

Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2018, 10h09 | Última atualização em Sexta, 26 de Outubro de 2018, 12h50 | Acessos: 485

O Professor Dr. Cláudio Kirner, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e Diretor da Secretário de Desenvolvimento Educacional da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), apresentou na última quarta-feira, 12, o projeto de Modernização de Ensino da Universidade, utilizando a ferramenta Mooc Unifei, a membros da Prefeitura de Itajubá no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Educacional. O objetivo da reunião foi mostrar como a ferramenta de Cursos Online Abertos e Massivos podem contribuir para a educação municipal. Estiveram presentes o vice-prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves, representando o prefeito Rodrigo Riera, a secretária de educação, Mariângela Silva, a diretora do departamento de Educação, Liliam Cardoso, o secretário municipal de Administração, André Carlos Alves da Silva, a jornalista Talita, a professora Rita Stano, a professora Ana Carolina Sales Oliveira, coordenadora do CEDUC (Centro de Educação da Unifei), os técnicos em TI do Nead (Núcleo de Ensino a Distância ), Claudio das Neves Franco de Sá e Robson Fernando Pereira da Silva e o técnico em assuntos educacionais da SDE, Douglas Lima Kistman, administrador do projeto.

Professor Claudio Kirner mostrou as soluções e a diversidade que os cursos no formato MOOC (Massive Open Online Courses) podem oferecer aos alunos, desde a esfera do ensino superior quanto na educação básica. “A grande vantagem dos Moocs é o alcance que eles podem chegar, são massivos e colaborativos. Um professor de matemática de Itajubá pode contribuir com o curso de um professor de matemática de Belém do Pará e os cursos podem atingir milhares de alunos pelo Brasil”, explica Professor Cláudio Kirner.

O vice-prefeito destacou que os cursos podem ser usados não só nas escolas, como também na capacitação dos profissionais da prefeitura e no auxílio aos pais dos alunos. “Uma ferramenta como o MOOC pode revolucionar o sistema educacional não só no município, como no estado e no país. São infinitas as possibilidades de sua utilização e fico muito contente que essa ferramenta esteja sendo trabalhada aqui na cidade de Itajubá. Tenho certeza que teremos uma grande parceria entre a Prefeitura e Unifei”, disse Christian Gonçalves.

Mooc Unifei

O MOOC Unifei foi criado em 2017, após iniciativa do Diretor da Secretário de Desenvolvimento Educacional, Professor Cláudio Kirner. Alguns professores da Unifei já estão elaborando cursos online abertos e massivos para serem disponibilizados de forma ampla gratuita com a garantia da qualidade e com a credibilidade oferecida pela Universidade Federal de Itajubá. O NEaD Unifei está dando apoio técnico e o Ceduc o apoio Pedagógico, e agora a proposta cresceu para aplicação em escolas estaduais com a participação das secretarias de ensino municipal de Itajubá e estaduais de Itajubá e Pouso Alegre.