Programa de Estágio Docência em Educação a Distância_2017.2

Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2016, 13h43 | Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2017, 16h42 | Acessos: 3296

Lista das disciplinas cadastradas para 2017.2

É um programa cujo objetivo é oferecer aos alunos de pós-graduação uma oportunidade para o aprimoramento de sua formação docente no contexto da educação a distância. Nesse programa, os pós-graduandos poderão atuar como estagiários no ambiente virtual de aprendizagem de uma disciplina da graduação presencial da Unifei que seja ofertada no modo semipresencial ou a distância.

Acesse aqui o regulamento completo do Programa de Estágio Docência em Educação a Distância.

O programa está organizado nas seguintes etapas:    (orientações para editar e imprimir os arquivos).

1ª Etapa: CADASTRO DE DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO – 29 de maio a 11 de junho de 2017

Os professores que ministram disciplinas oficialmente ofertadas na modalidade semipresencial ou a distância em cursos de graduação presencial da Unifei podem solicitar a inclusão de sua disciplina no Programa por meio dos seguintes documentos:

- Formulário de Solicitação de Cadastro de Disciplina.

- Plano de Ensino da disciplina.

ATENÇÃO! Nesta oferta inicial, iremos receber o cadastro de disciplinas que, mesmo que não estejam formalmente no PPC como semi-presencial ou a distância, sejam efetivamente trabalhadas nesse formato.

O formulário e o plano de ensino devem ser enviados para o coordpedagogicanead@unifei.edu.br no período de 29/05/17 a 11/06/17.

2ª Etapa: INSCRIÇÃO DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO – 12 de junho a 23 de junho de 2017

O aluno de pós-graduação deverá escolher uma disciplina dentre aquelas citadas na Lista de Disciplinas para o Programa de Estágio Docência em EaD e entrar em contato com o professor responsável pela disciplina manifestando seu interesse em atuar como estagiário.

Veja aqui a Lista de Disciplinas para o Programa de Estágio Docência em EaD

O aluno deverá enviar para o e-mail coordpedagogicanead@unifei.edu.br, no período de 12/06/17 a 23/06/17, os seguintes documentos devidamente assinados:

- Formulário de Solicitação de Inscrição de Discente.

- Plano de Atividades de Estágio Docência em EaD.

- Declaração de Anuência do Orientador.

3ª Etapa: CURSO DE FORMAÇÃO BÁSICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – 26 de junho a 17 de julho de 2017

Os alunos de pós-graduação inscritos no Programa irão realizar, no período de 26/06/17 a 17/07/17, um curso on-line de Formação Básica em Educação a Distância (aspectos técnicos do ambiente virtual e aspectos pedagógicos da relação professor-aluno em EaD) oferecido gratuitamente pelo NEaD-Unifei.

4ª Etapa: REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO – 31 de junho a 13 de dezembro de 2017

Período de realização do estágio no ambiente virtual da disciplina.

Cabe ao estagiário a realização das seguintes tarefas:

I - Apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes;

II - Acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma da disciplina;

III - Mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os alunos;

IV - Manter regularidade de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem e dar retorno às solicitações do aluno no prazo máximo de 24 horas úteis;

V - Estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes;

VI - Colaborar com o professor da disciplina na avaliação dos alunos;

VII - Participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pelo NEaD;

VIII - Participar do processo de avaliação da disciplina sob orientação do professor responsável.

5ª Etapa: RELATÓRIO FINAL – 14 de dezembro de 2017 a 15 de janeiro de 2018

Após o término do estágio, o aluno de pós-graduação deverá elaborar o relatório de atividades, conforme modelo a seguir:

- Modelo de Relatório de Atividades de Estágio Docência em EaD.

O relatório deverá ser enviado para o e-mail coordpedagogicanead@unifei.edu.br no período de 14/12/17 a 15/01/18.

Para mais informações, veja o regulamento completo do Programa de Estágio Docência em Educação a Distância.

Coordenação Pedagógica - NEaD

Contatos: e-mail coordpedagogicanead@unifei.edu.br ou telefone 3629-1963