Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Iniciação à Comunicação Científica

Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2017, 09h29 | Última atualização em Terça, 12 de Junho de 2018, 08h58 | Acessos: 2889

Faça seu cadastro e receba informações sobre os cursos

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com

É um curso com temas que auxiliam alunos de graduação na elaboração de relatórios científicos, ensinando regras de escrita e formatação, confecção de pôster, além de orientá-los quanto à postura durante uma apresentação. Entre as características de destaque está a facilidade de realizar o curso, pois o mesmo é ministrado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, facilitando para o aluno acessar os textos, vídeos e desenvolver as atividades de qualquer lugar. Sempre com o acompanhamento e avaliação de profissionais professores. 

O aluno vai conhecer e aplicar os fundamentos, métodos e técnicas na produção do conhecimento científico. Compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Elaborar e desenvolver pesquisas e relatórios/pôsteres obedecendo às orientações e normas vigentes nas Instituições de Ensino e Pesquisa no Brasil e na Associação Brasileira de Normas Técnicas.

OBJETIVOS

  • Aprender a escrever relatórios científicos empregando corretamente as normas da ABNT;

  • Realizar revisão bibliográfica de qualidade, utilizando o banco de dados da Capes para auxiliar na pesquisa de artigos;

  • Confeccionar pôsteres de maneira eficiente, aplicando técnicas de redação científica, bem como técnicas de apresentação oral.

COMPETÊNCIAS

  • Prática de escrever relatórios cientificos;

  • Elaboração de pôster;

  • Desejo de aprendizagem.

HABILIDADES

  • Comprometimento com o desenvolvimento do curso;

  • Aplicar os conhecimentos na execução das atividades;

  • Elaborar um relatório parcial ou final e um pôster.

PÚBLICO-ALVO

Alunos de Iniciação Científica da Unifei, dos campus de Itajubá e Itabira, bolsistas da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) participantes dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC, PIBIT e PIVIC.

PERFIL DO EGRESSO

Aluno de graduação.

DADOS ESPECÍFICOS

Modalidade: Extensão.

Carga horária: 64 horas.

Duração: aprox. 3 meses.

Coordenador(a): Cláudia Eliane da Matta.

E-mail da coordenação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

ESTRUTURA DO CURSO

O curso é estruturado em 14 semanas, com aulas que vão disponibilizar leituras, videoaulas, atividades individuais, elaboração de pôsteres e elaboração de relatórios.

TUTORES

Marcela Lamoglia.

Patricia Capellato.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página