Formação de Tutores para EaD: ampliando conhecimentos sobre o Design Instrucional (DI)

Publicado: Sexta, 08 de Maio de 2015, 11h42 | Última atualização em Segunda, 04 de Julho de 2016, 10h14 | Acessos: 6266

A  Educação a Distância (EaD) ao longo dos anos tem ganhado cada vez mais o seu espaço no cenário educacional, e com isso cresce a preocupação ter profissionais qualificados para atuar nessa modalidade,tendo em vista as suas características inerentes. A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) possui aproximadamente 1.744 alunos nos cursos de graduação e pós-graduação nessa modalidade. Somente no curso de pós-graduação em “Design Instrucional para EaD Virtual” há 475 alunos inscritos procedentes dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Logo, é fundamental oferecer a esses alunos um ensino de qualidade e um acompanhamento constante para que ele não se sinta desmotivado e tenha plenas condições de finalizar o curso. Por isso, o presente projeto de extensão tem o objetivo de oferecer um curso de capacitação, na modalidade de extensão, para os tutores que atuam nesse curso. Desse modo, o intuito do curso é oferecer novos conhecimentos teóricos- metodológicos relacionados à tutoria, bem como possibilitar uma reflexão sobre a importância da atuação do tutor nos cursos dessa modalidade. O curso será conduzido de acordo com a pedagogia sóciointeracionista, onde se valoriza o conhecimento prévio do aluno como recurso de aperfeiçoamento individual e coletivo. Serão utilizadas diferentes dinâmicas de trabalho individual e em grupos, como fóruns de discussão, sugestão de leituras, produção de textos e a criação de uma glossário sobre os principais conceitos de EaD e Design Instrucional (DI). O curso terá uma duração de sete semanas, com uma carga horária de 80 horas; será oferecido pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle; e o seu conteúdo programático está dividido da seguinte forma:

• Principais aspectos e competências do tutor
  • A importância do Feedback em cursos na modalidade EaD
  • Mídias para a Educação a Distância (EaD)
  • Aprofundando conhecimentos sobre o Design Instrucional (DI)
  • Atribuições do Designer Instrucional
  • Planejamento e análise de um curso na modalidade EaD.

Espera-se que com este curso os tutores que trabalham na pós-graduação em “Design Instrucional (DI) para EaD Virtual”  construam novas aprendizagens no que tange aos aspectos de tutoria, para que assim possam desenvolver um trabalho diferenciado.

Assunto(s): Extensão